O Melhor das Américas, parte 2

Escrito por
Publicado em: 14/12/2010

Finalizado o grupo A da Liga das Américas em Mar del Plata, Argentina, Regatas Corrientes e Peñarol garantiram presença no Elite Eight da competição clubística mais importante da cena FIBA Americas. A partir desse dia 14 de Dezembro é a vez de Halcones Xalapa (México), Brasília (Brasil), Defensor Sporting (Uruguay) e Cañeros (República Dominicana) disputarem mais duas vagas para a próxima fase de competição. Os jogos serão disputados em Xalapa e a chave promete ser muito forte. Abaixo a análise completa das equipes.

Halcones Xalapa: Os mexicanos do Halcones apontavam como favoritos absolutos no grupo a não menos que duas semanas, entretanto, algumas derrotas e mudanças no plantel causaram algumas incertezas em relação ao time. Primeiro foi a saída de Martín Osimani que vinha com médias de quase 11 pontos e 5 assistências por jogo. A saída do armador se deu pela preferência do treinador por um estrangeiro em outra posição que não a armação. Com o buraco na posição 1, o Halcones perdeu para os Lobos na última rodada do campeonato doméstico e caiu da primeira para a terceira colocação. Mesmo assim o time é muito forte. Destaques para o ótimo Leandro García Morales que mesmo sendo Martín Osimani contribuí com ótimos 20 pontos por jogo e também para Robert “Tractor” Traylor, pivôzão ex NBA e famoso por seu gigantesco porte físico. Acompanham os dois jogadores, Adam Parada, pivôzão mexicano de grande qualidade e Lou Roe, ala pivô norte-americano. Victor Mariscal é outro nome conhecido do time que acumula 21 vitórias e 7 derrotas em sua liga local. O apoio da torcida é outro ponto forte, além do que, Brasília e Defensor Sporting chegam acumulando uma longa viagem nas costas.

Brasília: Estamos falando do time brasileiro do momento. Com 6 vitórias e 1 derrota no NBB e um título Sul-Americano na bagagem, o Brasília desembarca em Xalapa com credencial de candidato ao título. Estamos falando de uma equipe que possui três jogadores que disputaram o último Mundial de basquete sob o comando de Rubén Magnano. Alex, Guilherme Giovannoni e Nézinho são os destaques do time e trazem qualidade ao elenco. Junta-se ao trio os experientes Arthur, Lucas Tischer, Márcio Cipriano e Alírio e temos um forte plantel para enfrentar o torneio. Se tudo correr dentro da normalidade, nada tirará a classificação ao Elite Eight da equipe brasileira, entretanto, o cansaço da maluca rotina de jogos que o time enfrenta (9 em 10 dias) pode atrapalhar e muito, afinal, nenhum time do grupo é bobo. Começar bem o grupo contra o Defensor é fundamental para a classificação, afinal, aparentemente o time de Gerardo Jauri é mais forte que o Cañeros, ou seja, uma vitória na partida inaugural deixaria o Brasília muito perto da classificação.

Defensor Sporting: Parece que o time de basquete do Defensor está seguindo os passos da equipe de futebol do clube. Após um começo de ano fraco (chegando a desistir da participação na Liga Sul-Americana), o Defensor seguiu a ascenção do time do esporte bretão que sagrou-se campeão uruguayo e acabou conquistando o Super4 que garante um time charruá na Liga das Américas. Além disso, os ‘violetas’ conseguiram uma ótima sequência de vitórias na LUB e agora são os líderes da competição com 19 vitórias e 9 derrotas. Gerardo Jauri tentou contratar um terceiro norte-americano especialmente para a competição continental, entretanto, o acerto com Jemalle Cornley não saiu e o time chega a Xalapa com o plantel que disputa a LUB. No time os destaques são os norte-americanos Clarence Matthews (ala, 2,01m) e Brian Woodward (escolta, 1,91m). Além deles, os jogadores da seleção uruguaya Sebastián Izagurre (pivô, 2,07m), Diego González (armador, 1,75m), Diego Castrillón (ala, 2,00m) e Gastón Páez (pivô, 2,07m) completam um elenco forte e alto para os padrões locais. Marcos Cabot (armador, 1,78m) e Federico Alvarez (escolta, 1,94m) são os jovens que podem ajudar o time a dar o salto de qualidade para a classificação. Ambos estão com médias próximas dos 10 pontos por jogo na LUB, entretanto, a falta de rodagem internacional e a pouca idade pode comprometer o nível dos dois em Xalapa. Mantendo o nível apresentado no cenário local, o Defensor terá suas chances de avançar, porém, precisará derrotar ou Halcones ou Brasília.

Cañeros: Os dominicanos são o time mais desconhecido do grupo. Atuais campeões da liga doméstica, chegam com sonhos na competição continental. O time já participou de uma Liga das Américas (2008) e chega reforçado para essa edição. Maurice Carter (1,88m, escolta norte-americano) é o estrangeiro de maior destaque. O acompanham o pivô Jason Clark (2,03m) e o escolta Ronnie Fields (1,93m). Os dominicanos Ramón Ruíz (armador, 1,90m) e Edward Santana (ala-pivô, 2,00m) são os destaques nacionais do time que venceu o Tiburones por 4×1 na série final da liga nacional dominicana. Apesar do título e dos jogadores citados os dominicanos tem uma das tarefas mais complicadas da competição, afinal, começam jogando contra os locais (Halcones) e no segundo dia jogam contra o Brasília. Se não vencer um desses dois jogos, os Cañeros estarão fora da competição.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273