O dia na Polônia

Escrito por
Publicado em: 8/09/2009

Com o final da Copa América disputada em San Juan, Porto Rico, as atenções do mundo do basquete se voltam para a Polônia aonde as seleções européias começam a disputar as seis vagas do continente no Mundial de 2010. O Draft Brasil também volta suas atenções para o Eurobasket que começou ontem (dia 7) e estreia uma nova série de artigos. A coluna que terá o nome fixo de “O dia na Polônia” trará um breve resumo do que aconteceu em cada dia de competição. Placares, boxscores e até links para os melhores momentos do jogo estarão disponíveis para o público conseguir acompanhar o torneio de uma maneira mais rápida e objetiva.

Dia 1: Melhores momentos dos jogos pela FIBA TV

Grupo A

Macedônia  54 x 86 Grécia /Boxscore ::: Croácia 86 x 79 Israel / Boxscore :::

Os jogos: Os gregos dominaram o encontro durante todo seu decorrer e venceram sem maiores dificuldades. Os croatas chegaram a estar perdendo no último período mas conseguiram uma virada com ótima atuação de Nikola Vujcic.

O grupo: Grécia e Croácia eram favoritos e confirmaram isso no primeiro dia. As duas equipes participaram das Olimpíadas de Pequim e brigam por medalha no Eurobasket.

Grupo B

Rússia 81 x 68 Letônia /Boxscore ::: França 70 x 65 Alemanha / Boxscore :::

Os jogos: Os atuais campeões começaram bem a competição, afinal, bateram a sempre perigosa seleção da Letônia com uma vantagem considerável. Os franceses encontraram muitas dificuldades mas conseguiram bater uma Alemanha que não é nem sombra daquele time que bateu o Brasil no Pré-Olímpico Mundial e chegou aos jogos olímpicos.

O grupo: A chave é considerada por alguns como da morte, entretanto, os dois favoritos venceram na estreia. Os franceses precisaram melhorar seu jogo para irem longe na competição e evitar surpresas dentro do grupo.

Grupo C

Grã Bretanha 59 x 72 Eslovênia /Boxscore ::: Sérvia 66 x 57 Espanha/ Boxscore :::

Os jogos: A forte seleção da Eslovênia venceu bem uma equipe que não deve passar de fase (Grã Bretanha). No outro jogo da chave a grande surpresa do dia. Os espanhóis (vice-campeões olímpicos e atuais campeões mundiais) não conseguiram se impor no duelo e acabaram derrotados pelos sérvios. A Espanha terá que melhorar bastante para não se complicar dentro do grupo, afinal, a seleção da Eslovênia é uma boa equipe. Destaque para o fato de que desde 2006 os espanhóis não faziam uma pontuação tão baixa.

O grupo: A Espanha terá que batalhar e muito para vencer a Eslovênia em um jogo que promete ser incrível. Também é possível um tríplice empate nessa chave com o andar dos fatos. A disputa aqui vai ser até o último jogo.

Grupo D

Polônia 90 x 78 Búlgaria /Boxscore ::: Turquia 84 x 76 Lituânia/ Boxscore :::

Os jogos: Os donos da casa começaram bem sua campanha e bateram os búlgaros com ótimas atuações de David Logan e Marcin Gortat. Os turcos que já estão garantidos no Mundial (país sede) venceram a sempre forte Lituânia em um duelo decidido no segundo tempo.

O grupo: Os lituanos não tem mais espaço para tropeços. O jogo contra os donos da casa será decisivo e uma derrota custará uma eliminação precoce de uma das maiores potências do basquete mundial (acumulo de derrotas na próxima fase). Os turcos não devem encontrar problemas para avançar.

Destaques

A vitória da Sérvia contra a Espanha é o grande destaque desse primeiro dia de Eurobasket. Os espanhóis entraram como favoritos ao título e já na estreia não apresentaram um bom basquete. Pau Gasol entrou em quadra e não foi suficiente para uma vitória espanhola. Também deve se ressaltar a boa vitória turca contra a Lituânia. Um bom Eurobasket pode colocar os turcos definitivamente como candidatos ao Mundial 2010 que será sediado em seus domínios. Nos demais jogos do dia nenhuma surpresa. Croácia, Grécia, França, Rússia, Eslovênia e Polônia venceram.

Individualmente podemos citar a grande partida de Lior Eliahu (31 pontos, 13/17 FG; 5/5 FT) pela seleção israelense e também a ótima participação de David Logan na seleção polonesa. Logan foi o terceiro cestinha do dia (23 pontos) e ainda distribuiu 9 assistências.Ronny Turiaf com 15 pontos e 14 rebotes foi o pivô mais dominante do primeiro dia.

Dia 2

Grupo A: Israel x Macedônia ::: Grécia x Croácia :::

Grupo B: Alemanha x Rússia ::: Letônia x França :::

Grupo C: Eslovênia x Sériva ::: Espanha x Grã Bretanha :::

Grupo D: Lituânia x Polônia ::: Búlgaria x Turquia :::

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Europe

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273