O dia na Polônia

Escrito por
Publicado em: 10/09/2009

Chegou ao fim a primeira fase da Eurobasket que está sendo disputada na Polônia e garante seis equipes no Mundial de 2010. Sem maiores surpresas os favoritos garantiram suas vagas e nenhum gigante europeu está de fora da segunda fase, entretanto, Lituânia e Rússia (atual campeã) entram na segunda fase com muitos problemas, afinal, acumulam duas derrotas e nenhuma vitória. Na parte de cima da tabela, França, Grécia e Turquia (já garantida no Mundial por ser país sede) aparecem invictas. A competição continua na sexta-feira, 11 de Setembro com os jogos do Grupo E (Grécia, França, Croácia, Alemanha, Rússia e Macedônia). O grupo F (Turquia, Espanha, Eslovênia, Sérvia, Polônia e Lituânia) começa no sábado, 12 de Setembro.

Dia 3

Grupo A

Macedônia  71 x 81 Croácia/Boxscore ::: Israel 80 x 106 Grécia / Boxscore :::

Os jogos: A surpreendente seleção da Macedônia quase complicou os croatas hoje. Terminou o primeiro tempo com boa vantagem (48×34), entretanto, não conseguiu manter o ritmo e sofreu a virada no segundo tempo. Agora basta esperar para saber se a Macedônia tem fôlego para incomodar na segunda fase. No jogo de fundo do grupo os gregos atropelaram a fraca seleção israelense com ótimas atuações de Vassilis Spanoulis, Sofoklis Schortsanitis e Antonios Fotsis. O técnico Jonas Kazlauskas ainda poupou Ioannis Bourousis.

O grupo: A seleção grega se classificou sem maiores problemas e segue invicta para a segunda fase. Os croatas também passaram de fase em boa colocação (apenas uma derrota) e continuam vivos na briga por uma das seis vagas no Mundial. A Macedônia entra na segunda fase com duas derrotas, entretanto, já é um feito e tanto a classificação do time treinado por Jovica Arsic.

Grupo B

Rússia 64 x 69 França /Boxscore ::: Alemanha 62 x 68 Letônia / Boxscore :::

Os jogos: Os atuais campeões se complicaram demais na competição ao serem derrotados pelos franceses e se classificarem para a segunda fase com duas derrotas acumuladas. Só uma grande campanha colocará os russos no Mundial via Eurobasket (ainda há a possibilidade de Wild Card). Alemanha e Letônia jogaram uma partida que classificaria um time e eliminaria outro. Os alemães podiam perder por até sete pontos e faltando 22 segundos estavam onze pontos atrás. Jan Jagla mais uma vez apareceu como herói e converteu uma bola de três e posteriomente dois lances livres para baixar a diferença e garantir a vaga na segunda fase. Vale lembrar que o final de jogo foi semelhante ao jogo Brasil x Porto Rico na Copa América.

O grupo: A chave mais parelha da competição teve um final dramático e emocionante. Os franceses passaram de fase sem problemas enquanto a Alemanha de quase eliminada chega na segunda fase com apenas uma derrota e está viva na disputa. Os russos se classificaram mas então em situação delicada. A brava seleção da Letônia acabou eliminada mesmo com a vitória de hoje.

Grupo C

Eslovênia 84 x 90 Espanha /Boxscore ::: Sérvia 77 x 59 Grã Bretanha/ Boxscore :::

Os jogos: Espanha e Eslovênia fizeram uma excelente partida decidida somente na prorrogação. A vitória salvou os espanhóis de entrar na segunda fase com duas derrotas. Na outra partida do grupo os sérvios bateram e eliminaram a seleção da Grã Bretanha.

O grupo: Espanha, Eslovênia e Sérvia avançaram carregando uma derrota para a próxima fase. As três equipes tem chances de chegar ao Mundial e devem continuar fortes na competição. Destaque para a recuperação espanhola dentro do torneio.

Grupo D

Polônia 69 x 87 Turquia /Boxscore ::: Lituânia 84 x 69 Búlgaria/ Boxscore :::

Os jogos: A seleção turca confirmou sua ótima fase ao derrotar sem maiores dificuldades os donos da casa. Já a Lituânia se classificou ao bater os búlgaros com um bom quarto período, entretanto, a produção da equipe e as duas derrotas acumuladas deixam a equipe em situação complicada dentro da competição.

O grupo: A Turquia garantiu o primeiro lugar e a condição de invicta sem grandes dificuldades dentro da chave. Os donos da casam avançam com apenas uma derrota e a Lituânia amarga a classificação com duas derrotas.

Destaques

Os destaques vão obviamente para as três seleções que terminaram a primeira fase invictas. Grécia e Turquia estão apresentando o melhor basquete dentro da competição e aparecem como fortes concorrentes ao título do Eurobasket. A seleção francesa encontra em seus três jogadores mais famosos (Tony Parker, Ronny Turiaf e Boris Diaw) um núcleo forte e que por enquanto vai dando resultados expressivos para o time. Grécia e França tem tudo para carimbar o passaporte para o Mundial. Enquanto isso os turcos começam a se afirmar com uma das forças para o torneio sediado em seu país no ano que vem.

Além dos três franceses acima citados, Vassilis Spanoulis, Sofoklis Schortsanitis, Ioannis Bourousis (Grécia) e Hedo Turkoglu, Ersan Ilyasova e Ender Arslan (Turquia) são os grandes destaques individuais das seleções que continuam com 100% de aproveitamento.

Dia 4

Grupo E: Rússia x Croácia ::: Grécia x Alemanha ::: França x Macedônia

Melhores Momentos

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273