Nocioni fora, Mata dentro

Escrito por
Publicado em: 27/08/2010

Nocioni está fora do Mundial. Marcos Mata assumirá sua vaga

Andrés Nocioni é o segundo grande desfalque argentino para o Mundial. A poucos dias da estréia do time de Sergio Hernández o Philadelphia 76ers vetou a participação do ala na competição da FIBA por conta da lesão no tornozelo esquerdo que “Chapu” carregava desde o início da preparação argentina. Com a ausência, Hernández convocou Marcos Mata que se junta a Luis Cequeira no grupo de jogadores que chegarão em cima da hora na Turquia.

Nocioni e Ginóbili (as duas ausências NBA da Argentina) são de fato os líderes do perímetro argentino desde 2002. Ambos os jogadores tem virtudes que difícilmente serão supridas. Nocioni por sinal é um daqueles jogadores que tem um espírito que não pode ser medido. Vestindo a camiseta azul e branca de sua seleção, “Chapu” vira um guerreiro, uma besta. Marca, corre, briga e ainda consegue pontuar com qualidade. Sua ausência em alguns momentos lembra a de Nenê, afinal, Nocioni pouco jogou na fase preparatória e os argentinos já sabiam que ele podia não chegar ao Mundial, entretanto, diferentemente do pivô brasileiro, o argentino esteve presente nas principais competições da geração de ouro e bronze. Segundo Hernández, Hernan Jasen será o titular na posição 3 e terá alguns sistemas adaptados para suas características de jogo (diferentes de Nocioni). Ainda segundo o treinador, Nocioni utiliza muito o poste baixo pra pontuar enquanto Jasen é mais um clássico ala 2-3.

O jogador convocado para o lugar de “Chapu” é Marcos Mata, mais uma surpresa de Hernández, afinal, com a lesão de Juan Pablo Cantero o técnico chamou Luis Cequeira e não Juan Manuel Fernandéz como todos esperavam. Mata foi o preferido na briga com Matías Sandes (aparentemente favorito, afinal, figura nas seleções de Hernández há tempos). O treinador argentino disse que preferiu Mata por conta de seu tiro de três pontos, afinal, Sandes é um jogador defensivo que se assemelha muito a Federico Kammerichs, ou seja, não haveria necessidade de compor elenco com dois jogadores tão parecidos e que não tem tanto poderio de perímetro. O problema de Mata é justamente sua inexperiência em alto nível internacional. Junta-se a ele o já novato Jasen e Cequeira e se tem uma seleção argentina com vários jogadores inexperientes, coisa que não víamos a tempo. Toda essa carga poderá cair em cima de Sergio Hernández, afinal, suas convocações (principalmente as de urgência) foram muito contestadas na Argentina. Só os resultados irão responder se “Oveja” acertou ou se equivocou.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273