NBB: returno começa com visitantes indigestos, cotovelada e massacre brasiliense

Escrito por
Publicado em: 6/02/2010

Quem tem acompanhado esse novo serviço do twitter de trending topics locais e não acompanhou a rodada de ontem do NBB não entendeu nada quando pintou o nome de Manuil entre as palavras mais citadas no Brasil na noite de sexta-feira. Infelizmente não foi nenhuma grande jogada do jogador do Cetaf que deu inusitado destaque ao basquete brasileiro. Foi mais uma daquelas vezes que o nosso esporte aparece no espaço pela violência, cena que já aconteceu nessa década pelo menos uma dezena de vezes.

A imagem está aí pra quem quiser ver e fala por si só. Não é preciso que eu diga a gravidade do lance.

As ofensas que dominaram, por alguns minutos, o twitter, cresceram no Orkut do jogador. Os pedidos de justiça, no calor da hora, gangorravam dos mais prudentes (dos quais comparitlho, uma punição severa, por exemplo, mas que não desempregue o atleta) aos mais absurdos (banimento do esporte?!), foram defendidos, e uma série de ameaças foram feitas ao atleta e sua família por esse pessoal que por trás do computador é super poderoso.

E ao mesmo tempo que nossos dias dão a possibilidade desse linchamento moral instantâneo, deu também a Manuil a possibilidade de interagir com seus detratores. Insone, o ala capixaba trocou mensagens em seu scrapbook de Orkut até 4h11 de manhã comentando sobre aquele que o próprio considera “os piores três segundos da sua vida”:

“Sei que muito desse crescimento do basquete capixaba vem da minha presença aqui, e de todo o esforço que tenho feito, terça, quarta e quinto fui a escolas para promover nosso basquete, isso é como um tiro no meu proprio pé.”
“Assim que assumirei toda a culpa e pedirei perdao, tirando assim a responsabilidade dos meus atos que podem recair as duas equipes locais, limpo a barra das equipes e seguiremos em frente.”

“Farei isso na primeiro oportunidade que me derem, podem ficar tranquilos.
Como o ato foi nacional tentarei pedir desculpas na mesmo proporçao, mas no momento só tenho o orkut e suas comunidades para fazer lo … jornais online tb.”

“E graças a Deus nao aconteceu nao com o Duda, apenas 5 pontos e o desmio.
Esse é o unico fator que me preocupa e preocupou, e deverei ser punido por esse fato, depois seguirei minha carreira.”

“Todos estamos sujeito a erros e pecados, tenho feito o maximo para seguir uma vida Cristã, este foi um erro grave e pedi perdao a Deus primeiro e amanha tentarei fazer o mesmo com o Duda, tenho uma vida o mais correto possivel pq penso muito e dar testemunho, por esse motivo que estou aqui, para mostrar que nao sao marginal e sim uma pessoa que teve seus piores segundos da vida em rede nacional, só me dei conta da gravidade quando vi o video em casa.”

—–

Pra não dizer que não falei das flores: a rodada foi previsível. Os visitantes que prometiam vencer, venceram. Os favoritos que jogavam em casa confirmaram o esperado. Impressionou, porém, o passeio brasiliense contra o bom time do Pinheiros.

No twitter, Olivinha lamentou o horrível segundo tempo da equipe que viu o Universo passear em quadra. Começa a ficar difícil ver algum time superar o time de Lula Ferreira em uma série de playoff. Com a queda do Flamengo – apesar da vitória e a inconstância do Minas em grandes jogos, restam poucas equipes que realmente podem incomodar Valtinho, Alex, Guilherme e companhia.

Se pelo aspecto técnico ter uma equipe dominante deixa o campeonato um pouco monótono, talvez a idéia de haver uma “equipe a ser batida” possa motivar os adversários e tornar os confrontos um pouco menos previsíveis. A verdade é que, se tudo correr bem (sem contusões, transferências ou confusões no elenco), é praticamente impossível tirar o título do NBB 2 das mãos do Universo.

Ao contrário do que diz as estatísticas oficiais, o cestinha da partida entre Minas e Paulistano ontem foi o egresso Paulinho Borracini, com 31 pontos. Com bom basquete jogado em Mogi e principalmente no Pinheiros, Paulinho conseguiu uma transferência para a Itália onde alternou bons momentos com atuações mais apagadas na segundona de lá. De volta ao Brasil, fará parte do ótimo elenco comandado por João Marcelo. Apesar da derrota, vale prestar atenção no jovem e promissor time da capital paulista.

O time de Guerrinha teria enfim encontrado seu melhor caminho? Já são 5 vitórias em 6 jogos da equipe bauruense em 2010. Depois de um início sofrível, a recuperação anima. O time recebe Franca e depois viaja a Assis nas próximas duas rodadas. É um bom teste para manter o momento.

Guilherme de Paula

Editor do DB

guilhermetadeudepaula@gmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273