Mundial Sub-19: O que os números dizem sobre a campanha brasileira

Escrito por
Publicado em: 11/07/2011

A campanha da atual Seleção Brasileira Sub-19 pode figurar entre as boas campanhas que fizemos no Mundial da categoria. Se a tristeza do nono lugar jamais será apagada pelos atletas, comissão técnica e torcedores, não podemos fechar os olhos para alguns fatos:

I – Desde 1983, uma Seleção Juvenil não sabia o que era finalizar um torneio da categoria com mais vitórias do que derrotas. Após a campanha de 1983, quando vencemos seis jogos de dez disputados (terceiro lugar), nunca mais terminamos um torneio juvenil com mais vitórias do que derrotas, nem mesmo em 2007 quando ficamos na quarta colocação. Dessa vez, conseguimos superar este triste tabu, com cinco vitórias em oito jogos.

II – Aproveitamento de vitórias foi igual ao ano que fomos vice-campões do mundo, 1979. Em oito jogos, foram cinco vitórias e apenas três derrotas.

III – Pela primeira vez desde 1983 que vencemos três vezes selecionados europeus durante o torneio mundial juvenil.

IV – Como será visto nas tabelas logo abaixo, a diferença média nas derrotas é a menor registrada até hoje, apenas 3,67 pontos por jogo. Convertamos nas três derrotas uma média de 64,66 pontos e sofremos uma média de 68,33 pontos. Só para uma comparação rápida, na equipe de 2007, quarta colocada daquele evento, nas derrotas a equipe fazia 70,8 pontos por jogo porém sofria 90,6 pontos por partida, o que resulta uma média de 19,8 pontos por jogo de diferença.

Dessa forma, ao realizar a avaliação desta seleção temos que ter em mente que estamos diante de um time que está acima da média histórica do que conseguimos produzir nesta categoria. Se por um lado o nono lugar é decepcionante, por outro, os dados mostram que nunca um time juvenil perdeu por uma diferença de pontos tão pequena para a concorrência e que vencemos mais jogos do que perdemos, algo que só realizamos em outros dois mundiais da categoria.


Lucas Nogueira uma das promessas da atual geração Sub-19 do basquetebol brasileiro

Para o prosseguimento da carreira destes jovens atletas, não devemos tratá-los como gênios precoces, pois não são, mas também não devemos jogá-los ao limbo do esquecimento, tão comum por estas bandas. Se tivermos um planejamento sério, lúcido e realista, poderemos ter uma renovação começando com esta geração. Se os responsáveis conseguirem mostrar a estes atletas que o caminho das vitórias é muito árduo e que o profissionalismo requer dedicação acima da média para serem excelentes no que fazem, talvez estaremos à frente de um marco na formação de atletas de basquetebol no país. Algo que nunca fizemos antes, que é planejar e pensar para o futuro.

Da mesma forma que dependemos da atitude, vontade e determinação destes jovens em melhorarem e servirem ao nosso basquetebol, eles dependem da estrutura do nosso basquetebol e da crença dos responsáveis pelo nosso basquetebol de que eles podem ser capazes de realizar ainda mais na carreira. Porém precisamos urgentemente de organização, para que daqui quatro anos não tenhamos o mesmo resultado da geração de 2007, que trouxe um belo resultado para nosso basquetebol, mas que na formação pecou, ja que vários daqueles atletas estão esquecidos pelas quadras do país.A luta é para que não percamos mais uma geração talentosa, pois já estamos cansados demais de termos talentos esquecidos por aí.

Abaixo, temos todas as campanhas do Brasil na história do Mundial Juvenil.

Histórico no Mundial Sub-19

As campanhas do Brasil em todas as edições do Mundial Sub-19

1979 – Brasil: 2º Lugar – Sede: Brasil
Campanha: 5 vitórias – 3 derrotas (62,5%)
Vitórias contra: Filipinas, Itália, Uruguai, Argentina, URSS.
Derrotas contra: Austrália, Iugoslávia e EUA.

1983 – Brasil: 3º Lugar – Sede: Espanha
Campanha: 6-4 (60%)
Vitórias contra: Alemanha, Austrália, Argentina, Iugoslávia, Itália, Espanha.
Derrotas contra: China, EUA, Espanha, URSS.

1987 – Brasil: 10º Lugar – Sede: Itália
Campanha: 3-4 (42,8)
Vitórias contra: Taipei, Alemanha, Nigéria.
Derrotas contra: URSS, Itália, Canadá, China.

1991 – Brasil: 7º Lugar – Sede: Canadá
Campanha: 4-4 (50%)
Vitórias contra: Síria, Iugoslávia, Canadá (duas vezes).
Derrotas contra: URSS, Argentina, EUA, Romênia.

1995 – Brasil não participou – Sede: Grécia

1999 – Brasil: 8º Lugar – Sede: Portugal
Campanha: 3-5 (37,5%)
Vitórias contra: Nigéria, Letônia, Rússia,
Derrotas contra: Espanha, EUA, Argentina, Austrália, Grécia.

2003 – Brasil: Não participou – Sede: Grécia

2007 – Brasil: 4º Lugar – Sede: Sérvia
Campanha: 4-5 (44,4%)
Vitórias contra: Líbano, Lituânia, China, Austrália,
Derrotas contra: França (duas vezes), Sérvia (duas vezes), EUA.

20011 – Brasil: 9º Lugar – Sede: Letônia
Campanha: 5-3 (62,5%)
Vitórias contra: Tunísia, Polônia, Letônia (duas vezes), Egito.
Derrotas contra: Rússia, Austrália, Argentina.

Total: 58 jogos – 30 vitorias e 28 derrotas (51,72%)

Todos os placares do Brasil no Mundial Sub-19.
Média da diferença dos pontos nas vitórias e derrotas.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273