Mundial 2014 – Preview

Escrito por
Publicado em: 29/08/2014

O Mundial de 2014 da FIBA começa neste sábado (dia 30/08) e terá a duração de 2 semanas até que uma – nova – seleção seja coroada a campeã do mundo. O fuso horário pode ser um desafio, já que a diferença é de 6 horas para a Espanha, mas para os amantes do basquete, vale o sacrifício pois estamos sem bons jogos da bola laranja desde junho.

Os EUA são novamente os favoritos ao título, mesmo com os desfalques de vários astros que deixaram a equipe mais fraca que o habitual. A anfitriã Espanha também pode ser uma das favoritas ao troféu Naismith, uma vez que joga em casa e está motivada para vingar as derrotas para os norte-americanos na final das Olimpíadas de 2008 e 2012. Outras grandes seleções também são capazes de ameaçar a hegemonia dos EUA e da Espanha no topo do basquete mundial, como por exemplo a Argentina, o Brasil, a Croácia, a Grécia e a Lituânia.

Aqui está uma prévia do blog do Draft Brasil do que você precisa saber sobre a Copa do Mundo FIBA 2014. A análise dos jogadores mais importantes, os pontos fortes de cada equipe participante e o prognóstico dos classificados de cada um dos grupos logo abaixo:

Grupo A

Brasil (Ranking da FIBA – 10º lugar) – Os ‘brazucas’ estão unidos e apresentam alguns dos melhores jogadores que o basquete internacional pode oferecer. O famoso trio formado por Nenê Hilário, Anderson Varejão e Tiago Splitter é repleto de passes e possui uma defesa valente. Os 3 devem funcionar perfeitamente com armador do Barcelona, Marcelinho Huertas, que empolgou alguns fãs no amistoso contra os EUA dias atrás. É divertido assistir Huertas em quadra e ver a bela química entre ele e seus companheiros grandes.

Provável quinteto titular – Marcelinho Huertas, Alex, Marquinhos, Nenê e Tiago Splitter.

grupo_a_bra

Egito (Ranking da FIBA – 46º lugar) – Sincera e honestamente, pouco se sabe sobre essa equipe. Os egípcios não tem jogadores com experiência na NBA ou na Euroliga no elenco, mas têm alguns jogadores na NCAA, como Assem Marei e Anas Osama Mahmoud. Eles foram uma ‘Cinderela’ no último campeonato africano da FIBA. Após perderem os 3 jogos da fase de classificação, a equipe embalou uma seqüência até chegar à final contra Angola. É bom ver um time de pouco de tradição na Copa do Mundo da FIBA. De qualquer forma, divirta-se Egito!

Provável quinteto titular – W.Badr, Y.Shousha, I.El-Gammal, R.Ibrahim e A.Marei.

grupo_a_egi

Espanha (Ranking da FIBA – 2º lugar) – Que tal um time com Pau e Marc Gasol mais Serge Ibaka? Nada mal, não? Mesmo com a perda de agilidade dos irmãos Gasol devido a idade, os oponentes não deverão focar as jogadas em cima deste trio, já que Ibaka sempre está cercando a defesa. Rudy Fernandez e, especialmente, Sergio Rodriguez, aterrorizam no ataque que conta ainda com a presença de Rick Rubio para limpar a bagunça no meio de todos estes barbudos.

Provável quinteto titular – S.Rodriguez, J.Navarro, R.Fernandez, S.Ibaka e P.Gasol.

grupo_a_esp

França (Ranking da FIBA – 8º lugar) – Vindo do título do EuroBasket e possuindo jogadores da NBA, como os versáteis Boris Diaw e Nicolas Batum, o ponto forte dos franceses é a experiência. Esta não será a equipe que vimos no último EuroBasket – já que Tony Parker e Joakim Noah estão fora da competição – mas eles ainda são altos, atléticos e foram capazes de integrar jovens talentos ao elenco, como Rudy Gobert, Joffrey Lauvergne e Evan Fournier.

Provável quinteto titular – A.Diot, E.Fournier, N.Batum, B.Diaw e I.Mahinmi.

grupo_a_fra

Irã (Ranking da FIBA – 20º lugar) – Mais uma equipe que não se pode falar muito, mas o que se sabe é que eles foram uma potência no campeonato asiático da FIBA. Para se ter uma idéia, há um jogador chamado Behnam Yakchalidehkordi, mais conhecido por “Sopa de Letrinhas”. O ex-pivô da NBA, Hamed Haddadi, é a estrela da equipe. Ah! E claro, os 76ers selecionaram Arsalan Kazemi no Draft deste ano, logo, existe uma razão para vê-los no Mundial…pelo menos, nós achamos isso.

Provável quinteto titular – M.Kamrani, H.Afagh, S.Nikkhah, A.Kardoust e H.Haddadi.

grupo_a_ira

Sérvia (Ranking da FIBA – 11º lugar) – Tradicionalmente, a equipe sérvia tem gigantes em cada uma das posições, então, esta seleção deverá ser uma ameaça por conta da altura. Além disso, o elenco está recheado de talentos ofensivos. Depois de ficar de fora do EuroBasket, o gênio dos Wolves, Milos Teodosic está de volta com a equipe. Durante a sua ausência, Bogdan Bogdanovic e Nemanja Bjelica ganharam experiência, ou seja, esse time será um terror para as defesas adversárias.

Provável quinteto titular – M.Teodosic, B.Bogdanovic, V.Micov, N.Bjelica e N.Krstic.

grupo_a_ser

Prognóstico Draft Brasil – 1) Espanha, 2) Brasil, 3) França, 4) Sérvia, 5) Irã e 6) Egito

Grupo B

Argentina (Ranking da FIBA – 3º lugar) – A geração dourada argentina está envelhecendo, mas ainda tem um pouco de combustível para gastar no tanque. Luis Scola, Andres Nocioni, Walter Herrmann e Pablo Prigioni já tiveram dias melhores pela seleção, mas a Argentina já começou seu processo de renovação. Embora não seja da natureza deles, não espere que os argentinos joguem tão forte como eles costumavam jogar nas competições passadas.

Provável quinteto titular – P.Prigioni, M.Mata, A.Nocioni, L.Gutiérrez e L.Scola.

grupo_b_arg

Croácia (Ranking da FIBA – 16º lugar) – Os croatas estão tentando construir um forte time desde o último EuroBasket. Apesar da fama de Dario Saric, a nova aquisição dos Nets, Bojan Bogdanovic é claramente a estrela da equipe e o jogador-chave, sendo uma ameaça ofensiva versátil com uma boa altura, que é complementada pelo ex-jogador dos Raptors, Roko Ukic. Há uma grande variedade de assistências e habilidades quando Ukic, Bogdanovic, Saric e Luka Babic estão em quadra.

Provável quinteto titular – R.Ukic, K.Simon, B.Bogdanovic, D.Saric e A.Tomic.

grupo_b_cro

Filipinas (Ranking da FIBA – 34º lugar) – As Filipinas é um país com muitos praticantes de basquete, por isso é bom ter os seus fãs nesta Copa do Mundo. Mesmo com uma desvantagem brutal de altura, a equipe tem um representante na NBA: Andray Blatche. O quê? Sim, ele está simplesmente nesta competição, porque finalmente ele quer a todo custo conseguir um ‘triple-double’ e sabe que nenhum dos seus companheiros pode roubar seus rebotes.

Provável quinteto titular – J.Alapag, J.Chan, R.Ocampo, J.Aguilar e A.Blatche.

grupo_b_fil

Grécia (Ranking da FIBA – 5º lugar) – A transição da geração de ouro da Grécia para a futura tem sido bem dolorosa, depois de ficar de fora das Olimpíadas de 2012 e da campanha decepcionante no EuroBasket 2013. Os gregos precisaram de um convite para participar deste Mundial . Mas o futuro pode ser brilhante para os gregos, pois existe uma mistura razoável de veteranos e jogadores jovens como Kostas Papanikolaou, Vangelis Mantzaris e principalmente, Giannis Antetokounmpo, que será testado para assumir grandes responsabilidades no torneio.

Provável quinteto titular – K.Sloukas, N.Zisis, G.Antetokounmpo, G.Printezis e I.Bourousis.

grupo_b_gre

Porto Rico (Ranking da FIBA – 17º lugar) – Os porto-riquenhos sempre tem a reputação de ser um time corajoso. Não é loucura imagina que eles podem dar trabalho às equipes européias do grupo. Seus astros são obviamente Carlos Arroyo e  J.J.Barea dos Wolves. Não existe outros jogadores aclamados no elenco da equipe para o Mundial. Ops, nos esquecemos de Renaldo Balkman, ex-jogador dos Knicks.

Provável quinteto titular – C.Arroyo, E.Auyso, A.Galindo, R.Balkman e R.Sanchez.

grupo_b_pur

Senegal (Ranking da FIBA – 41º lugar) – Parece que o objetivo da seleção senegalesa é conseguir com que os seus jogadores se transfiram para clubes decentes na Europa ou na NCAA. Fora isso, os africanos se baseiam na altura dos seus 2 pivôs, Gorgui Dieng e Hamady Ndiaye, que tem recentes experiências na NBA. O trunfo da equipe africana são os alas e, especialmente, Dieng que provavelmente terá um papel de destaque entre os maiores reboteiros do torneio.

Provável quinteto titular – L.Adams, E.Ndiaye, M.Diop, G.Dieng e H.Ndiaye.

grupo_b_sen

Prognóstico Draft Brasil – 1) Croácia, 2) Argentina, 3) Grécia, 4) Porto Rico, 5) Filipinas e 6) Senegal

Grupo C

EUA (Ranking da FIBA – 1º lugar) – Favoritos ao título, os norte-americanos chegam ao Mundial sem LeBron James e Kevin Durant, atualmente seus maiores astros da NBA. Mas podemos dizer que eles trouxeram um elenco talentoso para Espanha, com nome como Kyrie Irving, James Harden, etc. Mas eles poderiam ter trazido mais talentos para o torneio, por conta dos pedidos de dispensas de alguns dos seus jogadores importantes. O que esperar deles então? Enterradas, o retorno definitivo de Derrick Rose às quadras e vitórias avassaladoras por 50 pontos de diferença.

Provável quinteto titular – K.Irving, J.Harden, R.Gay, K.Faried e A.Davis.

grupo_c_eua

Finlândia (Ranking da FIBA – 39º lugar) – Os finlandeses tem um esquema tático baseado em jovens jogadores que enfatiza a movimentação da bola, os tiros de longa distância e a audaciosa defesa por pressão. Embora tenham recebido um convite da FIBA para participar da Copa do Mundo, a equipe tem como referências Erik Murphy do Jazz, que está estreando em uma grande competição e a volta do veterano Hanno Mottola de 37 anos. Resumindo, eles e seu torcedores serão diversão garantida na Espanha.

Provável quinteto titular – P.Koponen, S.Salin, S.Huff, E.Murphy e A.Nikkilä.

grupo_c_fin

Nova Zelândia (Ranking da FIBA – 19º lugar) – Os neozelandeses são liderados pelo veterano de 33 anos, Kirk Penney. Penney ainda é uma ameaça nos arremessos ou nas jogadas onde ele é o principal alvo. Mesmo com sua idade avançada, existe uma boa chance de Penney ser um dos cestinhas do torneio novamente, como no Mundial de 2010, quando ele despejou 37 pontos em cima da Lituânia. Sem Steven Adams do Thunder, fiquem de olho nos jovens da NCAA, Rob Loe, Isaac Fotu e Taj Webster, que devem ganhar uma valiosa experiência para as próximas Olimpíadas.

Provável quinteto titular – T.Webster, K.Penney, T.Abercrombie, I.Fotu e R.Loe.

grupo_c_nzl

República Dominicana (Ranking da FIBA – 26º lugar) – A República Dominicana tem alguns jogadores que jogam na Europa, na NCAA e uma potencial futura 1ª escolha do Draft da NBA, Karl Towns. Infelizmente, Towns não estará disputando o Mundial porque priorizou a temporada com Kentucky. Certo, mas sem a presença de Towns, a equipe vai ficar dependendo das jogadas do veterano dos Rockets, Francisco Garcia, o nome mais conhecido do elenco. Só com a experiência de Garcia, os caribenhos devem passar para próxima fase. E só.

Provável quinteto titular – E.Sosa, J.Feldeine, F.Garcia, O.Sanchez e E.Vargas.

grupo_c_dom

Turquia (Ranking da FIBA – 7º lugar) – As decepções do passado foram esquecidas pelos turcos, que agora podem se recuperar depois de uma exibição desastrosa no último EuroBasket. A equipe não ficou muito mais jovem, mas adicionaram interessantes talentos ao elenco. Após ser trocado pelos Rockets, Omer Asik deve estar motivado para ter uma boa performance no torneio, fornecendo proteção no garrafão. Emir Preldzic, apesar de não ser um grande pontuador, é um bom ala um fantástico passador. Apesar das dúvidas, a equipe pode passar para a próxima fase em 2º no grupo, mas tudo pode acontecer.

Provável quinteto titular – K.Tunceri, S.Güler, C.Akyol, E.Preldzic e O.Asik.

grupo_c_tur

Ucrânia (Ranking da FIBA – 45º lugar) – A seleção ucraniana parece estar em um bom caminho já que é treinada pelo ex-comentarista da NBA, Mike Fratello. Há bons talentos nesta jovem equipe. Sergii Gladyr e Eugene Jeter são nomes conhecidos, embora não sejam jogadores do mais alto nível europeu. Apesar da baixa idade, eles se conhecem muito bem desde a participação da Ucrânia no EuroBakset 2013. De todas as possíveis surpresas do Mundial, os ucranianos devem ser o mais divertido de se ver em quadra.

Provável quinteto titular – E.Jeter, S.Gladyr, O.Lypovyy, D.Gliebov e V.Kravtsov.

grupo_c_ucr

Prognóstico Draft Brasil – 1) EUA, 2) Turquia, 3) Ucrânia, 4) República Dominicana, 5) Finlândia e 6) Nova Zelândia

Grupo D

Angola (Ranking da FIBA – 15º lugar) – Será que desta vez eles conseguem se classificar para fase seguinte? Os angolanos tem sido, sem dúvida, a melhor seleção africana há algum tempo, mas as suas qualidades não são suficientes para chegar à fase de mata-mata. Mesmo assim, eles continuam lutando e com várias equipes estranhas no grupo D como a Coréia, a Austrália e o México, existe uma chance deles, finalmente, passarem para a próxima fase.

Provável quinteto titular – M.Barros, A.Costa, O.Cipriano, J.Gomes e V.Joaquim.

grupo_d_ang

Austrália (Ranking da FIBA – 9º lugar) – Os australianos podem escalar um interessante quinteto apesar das ausências de Patty Mills e Andrew Bogut. David Andersen proporciona uma experiência na ala e combina com Aron Baynes dos Spurs. Joe Ingles fornece opções em 2 posições. A armação é interessante também. Matthew Dellavedova deve dividir a função de maestro da equipe com a jovem sensação, Dante Exum. Neste fraco grupo, a Austrália pode beliscar o 2º lugar atrás da favorita Lituânia, podendo ir longe no Mundial.

Provável quinteto titular – M.Dellavedova, R.Broekhoff, J.Ingles, A.Baynes e D.Andersen.

grupo_d_aus

Coréia (Ranking da FIBA – 31º lugar) – Coreanos, que bom que vocês vieram à Espanha. Os asiáticos são um time velho que não tem estatura e todos os seus atletas jogam na liga nacional mais fraca entre os participantes da Copa do Mundo. Todos esperavam que a China estivesse no lugar deles, mas perder a 1ª partida no campeonato asiático da FIBA em 2013 para a Coréia foi um mau presságio do que viria a acontecer. Surpreendentemente, os chineses perderam para Taipei nas quartas e o coreanos garantiram a vaga para o Mundial da Espanha.

Provável quinteto titular – Y.Dong-Geun, C.Sung-Min, Y.Ho-Young, K.Joo-Sung e K.Jong-Kyu.

grupo_d_cor

Eslovênia (Ranking da FIBA – 13º lugar) – Os eslovenos ficaram muito decepcionados com as ausências dos seus astros, Goran Dragic e Erazem Lorbek, no último EuroBasket disputado em casa. Para o Mundial, eles terão Dragic que fará uma diferença enorme para a equipe. Seu companheiro de armação será seu irmão Zoran, que teve um ano fantástico na Euroliga. A seleção eslovena vai depender fortemente da sua velocidade,  da sua armação e dos seus pontuadores. O problema dos alas não será tão perceptível na 1ª fase, mas deverão ter problemas com alas de qualidade na fase eliminatória.

Provável quinteto titular – G.Dragic, Z.Dragic, E.Muric, M.Zupan e A.Omic.

grupo_d_esl

Lituânia (Ranking da FIBA – 4º lugar) – Versáteis, inteligentes e coletivos. Este são os lituanos, que devem sobrar no grupo e, como sempre, ser um dos candidatos às medalhas. Eles são um time assustador com jogadores altos em cada posição, muito QI de basquete, bons passes e arremessos. Mesmo sem contar com Sarunas Jasikevicius e Mantas Kalnietis, todos os olhos estarão novamente sobre Jonas Valanciunas dos Raptors, que muitos ainda esperam ele se transformar em um jogador consiste e dominante.

Provável quinteto titular – S.Vasiliauskas, R.Seibutis, J.Maciulis, D.Motiejunas e J.Valanciunas.

grupo_d_lit

México (Ranking da FIBA – 24º lugar) – As esperanças mexicanas estão sobre os ombros do jovem Jorge Gutiérrez, que assinou um contrato com os Nets, assim como no veterano pivô de 29 anos de idade, Gustavo Ayon. Apesar da baixa estatura, eles caíram no grupo mais fácil do Mundial, portanto, tem chances de passar para a fase seguinte da competição.

Provável quinteto titular – J.Guttierez, F.Cruz, R.Martinez, H.Hernandez e G.Ayon.

grupo_d_mex

Prognóstico Draft Brasil – 1) Lituânia, 2) Eslovênia, 3) Austrália, 4) Angola, 5) México e 6) Coréia

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273