México surpreende Porto Rico e vence a Copa América 2013

Escrito por
Publicado em: 12/09/2013

“Arriba, muchachos”! Nem mesmo o torcedor mexicano mais otimista poderia esperar por uma vitória como a da noite passada na Copa América de Basquete de 2013. A seleção do México derrotou ontem (dia 11/09) a equipe de Porto Rico pelo placar de 91X89 e se sagrou campeão da competição organizada pela FIBA Américas.

A equipe comandada pelo treinado espanhol, Sergio Valdeolmillos, fez  história. O resultado é o melhor já alcançado em todas as participações mexicanas – já que haviam ficado na 5ª colocação nas edições de 1980 e 1984. Vale ressaltar também que eles foram convidados a disputar o torneio continental no lugar do Panamá.

Os destaques mexicanos da partida foram Gustavo Ayón, jogador do Atlanta Hawks e MVP do campeonato, que registrou 20 pontos e 16 rebotes, Jovan Harris, um dos cestinhas da partida com 23 pontos e Lorenzo Mata, que totalizou 14 pontos e 10 rebotes. Do lado dos vice campeões, as maiores figuras foram Carlos Arroyo, também cestinha da final com 23 pontos, ao lado do jogador do Minnesota Timberwolves, José Juan Barea, que terminou com 20 pontos, 5 rebotes e 4 assistências.

mex_pur_g_ayon

Com 20 pontos e 16 rebotes, o mexicano Gustavo Ayón foi o grande destaque da partida, sendo eleito MVP da Copa América. (Crédito: FIBA Américas)

A partida começou muito dinâmica, com ambas as equipes se movimentando bem e pontuando sem dificuldade, onde o México preferiu o jogo coletivo, diferentemente de Porto Rico, que focava nos ataques individuais. Os mexicanos viraram o 1º período vencendo por 26X18.

No 2º quarto, os porto-riquenhos mudaram a postura e controlaram mais o ritmo do jogo. Os caribenhos melhoraram a defesa e, se aproveitando da expulsão do técnico mexicano, encostaram no marcador, indo para os vestiários perdendo por apenas 3 pontos (48X45).

mex_pur_c_arroyo

Carlos Arroyo saiu como o cestinha da final (23 pontos), mas Porto Rico ficou sem o título da competição. (Crédito: Samuel Vélez)

O início do 2º tempo mostrou que as equipes voltaram do intervalo descalibradas nos arremessos. Porém, quem mais se aproveitou deste fator foram os comandados do espanhol Francisco Olmos, que viraram a partida para Porto Rico, levando uma vantagem de 6 pontos para o 4º período (69X63).

Mas o melhor ainda estava por vir, onde o último quarto mostrou que as 2 equipes mereceram estar na decisão. Com várias alternâncias do placar, a partida ficou emocionante e a menos de 8 segundos para o fim, Porto Rico teve 2 chances para empatar a partida, mas o México conseguiu controlar a situação e saiu como o vencedor pelo placar de 91X89.

Após a partida, a organização divulgou a seleção ideal do torneio, composta por Facundo Campazzo (ARG), José Juan Barea (PUR), Renaldo Balkman (PUR), Luis Scola (ARG) e Gustavo Ayón (MEX).

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273