Mais uma temporada, KG

Escrito por
Publicado em: 6/05/2013

Kevin Garnett já deu diversas declarações que irá se aposentar com a camisa do Boston Celtics. Logo depois da eliminação recente nos playoffs contra o Knicks, ele disse não saber qual será seu futuro e que isso depende do que acontecer com Paul Pierce. Pierce, por sua vez, disse que a decisão de continuar ou não no Celtics é da diretoria e do GM da franquia, Danny Ainge. Disso, podemos deduzir que a carreira de um dos maiores ala-pivôs da história do basquete pode estar chegando ao fim.

Como os Celtics devem iniciar um processo de reformulação para a próxima temporada, que pode passar pela troca/dispensa de Paul Pierce e pela aposentadoria de Garnett, é seguro afirmar que a derrota para os Knicks pode ter sido o último jogo do ala-pivô em sua carreira. Não apenas pela incerteza do futuro de Paul Pierce, mas também pelas complicações com as lesões que ele sofreu ultimamente.

A mais recente delas – no tornozelo – foi tratada às pressas e o jogador voltou com dores para jogar nos playoffs. De acordo com as informações da ESPN americana, alguns jogadores dos Celtics declararam, “em off”, que KG também pensa na aposentadoria pelas dores que sente. Inclusive, existe a possibilidade de uma intervenção cirúrgica durante a ‘offseason’ para uma curetagem óssea – procedimento que não é complicado – nos 2 tornozelos para remoção de pequenos fragmentos de osso. Apesar de ser uma intervenção relativamente simples, pode influenciar na decisão de Garnett.

Quando comecei a assistir e acompanhar a NBA em meados de 2001, Kevin Garnett rapidamente se tornou um dos meus jogadores favoritos, sempre carregando o Minnesota Timberwolves aos playoffs, fazendo médias incríveis como na temporada 2003/2004, quando registrou 24,2 pontos, 13,9 rebotes e 5,0 assistências em 82 jogos. Porém, sofria com o estigma de não conseguir passar da 1ª fase, sendo constantemente eliminado, algo que foi até esquecido quando nem sequer chegava aos playoffs, em seus últimos anos nos Wolves. Após a temporada 2006/2007, o então aparentemente conformado Garnett, pediu para ser trocado de preferência para um time que pudesse disputar o título. E isso aconteceu, quando chegou junto com Ray Allen, para jogar com Paul Pierce no Boston Celtics.

Kevin Garnett em sua áurea época com o Minnesota Timberwolves.

A partir daí, todos sabem. Logo na 1ª temporada (em 2007/2008) veio o título. Em seguidas, mais aparições nas finais da NBA e boas campanhas nos playoffs, com a ajuda inesperada do jovem armador Rajon Rondo – hoje talvez o único que não está ameaçado no ‘rebuild’ dos Celtics.

Tudo isso para falar do comportamento de Garnett, que passou a ser arrogante, fazendo jogadas sujas e provocando jogadores sem qualquer razão, quando todos sabiam que ele não precisava disto. O ‘trash talk’ existe, mas KG foi muito além disso, perdendo o meu respeito.

Dito isso, é com muita tristeza que vejo sua possível aposentadoria. Desde já, Kevin Garnett merece um espaço entre os maiores jogadores da história do basquete. Pela sua capacidade na defesa e no ataque e pelo seu jogo de extrema inteligência, no âmbito do basquetebol.

Só agora me dei conta que ele já não é mais um garoto. Tem 36 anos de idade, sendo metade deles na NBA. Ainda assim, tudo me pegou de surpresa. Torço para que ele volte, que reconsidere a decisão de parar com a camisa dos Celtics. E tenho certeza que os torcedores do time não ficarão chateados se o virem com o uniforme dos Nuggets, dos Grizzlies ou do Nets, para citar apenas alguns exemplos (e não forçar a barra).

Ele merece a tentativa de levantar mais uma vez o troféu de campeão. E isso vale para Paul Pierce também. Um título, porém, é algo que não parece possível em uma equipe que foca muito o coração.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273