Louisville vence Michigan e leva o título da NCAA de 2013

Escrito por
Publicado em: 9/04/2013

Uma final para a história. Uma vitória para Kevin Ware. Uma semana inesquecível para Rick Pitino.

Estes 3 elementos são suficientes para justificar a histórica vitória de Louisville na decisão do Final Four/2013 disputada na noite desta 2ª feira no Georgia Dome. Após estarem perdendo por 12 pontos no 1º tempo, os Cardinals viraram o placar e derrotaram Michigan por 82X76, conquistando seu 3ª título nacional da NCAA – o 1º desde 1986.

final_four_louisville

Os jogadores dos Cardinals comemoram o 3º título nacional da história da universidade de Louisville na NCAA.

Louisville, que foi comandada por um técnico eleito para o Hall da Fama do basquete neste final de semana, tinha entre seus titulares um grande cestinha, um jogador com uma tenacidade paciente e um excelente defensor. Mas foi um jogador reserva que possibilitou a eles vencerem o título contra a ótima equipe dos Wolverines. O ala/armador Luke Hancock foi o grande destaque da partida ao anotar 22 pontos, incluindo 14 seguidos em uma seqüência parcial de 16X3 que ajudou sua equipe a tirar uma diferença  de 12 pontos ao fim do 1º tempo. Além disso, ele registrou um aproveitamento de 5-5 nos arremessos de 3 pontos, recebendo o prêmio de melhor jogador da final – o 1º jogador reserva a alcançar esta distinção na história da decisão da NCAA.

final_four_lhancock

O ala/armador reserva Luke Hancock foi eleito o melhor jogador da partida graças aos seus 22 pontos.

Junto à performance de Hancock, outros jogadores dos Cardinals também tiveram grandes atuações na partida. O armador Peyton Siva terminou com 18 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 4 roubadas de bola e o ala Chane Behanan registrou um ‘double-double’ com 15 pontos e 12 rebotes, ajudando Louisville a manter um retrospecto perfeito nos jogos valendo o título nacional (3-0).

final_four_psiva

Versátil, Peyton Siva terminou a partida com 18 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 4 roubadas de bola.

Pelo lado de Michigan, que não disputava uma partida decisiva da NCAA desde 1993, serviu como consolação as honras de ter o cestinha da partida, o armador Trey Burke, que marcou 24 pontos. Esta foi a 5ª derrota dos Wolverines na disputa pelo título da NCAA. Assim como Louisville, eles tiveram um “jogador-surpresa” na partida e também puderam se orgulhar disso: o armador Spike Albrecht, que tinha uma média de 1,8 pontos/partida na temporada, ajudou a construir a vantagem do time no 1º tempo ao acertar 4 cestas seguidas da linha de 3 pontos e terminar com 17 pontos no total.

final_four_tburke

O armador Trey Burke de Michigan, cestinha da partida com 24 pontos, esteve envolvido na jogada mais polêmica da noite.

Pitino, o 1º treinador a ganhar o título da NCAA por 2 universidades distintas (por Kentucky em 1996) na história, juntamente com os outros jogadores de Louisville queriam ganhar este campeonato a todo custo por conta de um companheiro de time: o armador Kevin Ware, protagonista de uma das mais terríveis contusões já vistas no NCAA Tournament, na semifinal contra Wichita State.

final_four_kware

O armador Kevin Ware também teve direito de cortar a redinha após a vitória de Louisville.

Resumindo, a temporada 2012/2013 da NCAA terminou de forma sensacional, com uma partida que apresentou de tudo: velocidade, agressividade, viradas e grandes jogadas protagonizadas pelos reservas. Uma diversão. Um grande espetáculo, que poderia ter durado por mais um tempo…ou talvez, por mais dois.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273