Lamar Odom e o exemplo de Chris Herren

Escrito por
Publicado em: 2/09/2013

Lamar Odom, 33 anos, voltou para casa. Depois de passado mais de três dias sem notícias de sua localização, e temendo-se o pior por conta de seu vício em crack, o ex-jogador do Los Angeles Lakers e Clippers deixou o hotel onde estava para retornar à sua residência na última terça-feira (27).

O pivô, que chegou a ser internado por três semanas em uma clínica de reabilitação em 2012, teria deixado o condomínio onde vive com sua esposa, a socialite Khloe Kardashian, depois de recusar os apelos de Khloe para que retomasse um tratamento.

Este recente episódio reforça o quão perigosa pode ser a relação de ricos jogadores da NBA com as drogas. Um dos casos mais conhecidos e que sempre vem a tona na memória de qualquer fanático por basquete quando o assunto é vício é o do ex-jogador Chris Herren.

31070-650-366

Herren teve sua carreira na NBA abreviada por causa de sua relação com a maconha, cocaína e álcool. (Foto: AP Photo)

No começo da década de 1990, o então garoto Chris Herren despontava como grande revelação da Durfee High School, em Fall River, Massachussetts. Mesmo pretendido por grandes universidades dos Estados Unidos, como Kentucky e Duke, o jovem optou por atuar na Universidade de Boston.

Neste período, já estampava capas de algumas importantes publicações, como a Rolling Stones e Sports Illustrated, em função do eminente sucesso que se esperava dele quando profissional.

Entretanto, no mesmo período em que estreava no basquete universitário, o armador falhou diversas vezes em testes antidrogas e acabou sendo expulso da universidade.

Nos anos seguintes, defendeu a Universidade de Fresno – onde atuou em 86 partidas, atingindo médias de 15.1 pontos e 5.1 assistências por jogo – mas insistia com o uso de cocaína e maconha.

No draft de 1999/2000, o jogador foi selecionado pelo Denver Nuggets e, na temporada seguinte, transferiu-se para o Boston Celtics. Após mais um ano, Herren deixou os Estados Unidos e rodou por clubes da Itália, Turquia, China, Alemanha e até Polônia.

Hoje com 37 anos e aposentado desde 2006, Chris Herren já foi tema de um documentário produzido pela ESPN e intitulado “Unguarded” (“Sem proteção”, em português), onde trechos de diversas palestras realizadas pelo ex-jogador são intercaladas para contar suas experiências.

Entre suas palestras, Herren conta que por quatro vezes sofreu de overdose, os inúmeros delitos que cometeu, e como, mesmo atuando no exterior, conseguia contato com pessoas que lhe forneciam drogas cada vez mais pesadas.

Em dezembro de 2004, o ex-armador foi preso em Portsmouth, Rhode Island, dirigindo embriagado e com posse de heroína.

A partir de então, Herren passou por longos anos de reabilitação até conseguir, enfim, livrar-se das drogas.

A história de Chris Herren serve de exemplo para que jogadores como Lamar Odom tenham em mente os perigos e mazelas que o consumo de entorpecentes pode trazer.  Mas, ao mesmo tempo, serve de inspiração para pessoas que chegaram ao “fundo do poço” e temem jamais conseguirem sair dele.

A difícil trajetória de Chris Herren no basquete se transformou em um livro de memórias chamado  "Basketball Junkie". (Foto: Scott Barboza)

A difícil trajetória de Chris Herren no basquete se transformou em um livro de memórias chamado “Basketball Junkie”. (Foto: Scott Barboza)

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273