Jordan x LeBron

Escrito por
Publicado em: 11/06/2013

Apesar de ter sido um jogador brilhante, Dennis Rodman – cinco títulos na NBA – sempre chamou mais atenção por suas polêmicas e excentricidades, do que por seu jogo. Mesmo após pendurar seu par de tênis, ele mostrou outra vez que ainda tem a língua afiada e capitalizou mais uma declaração forte para sua infindável lista.

Dessa vez, o falastrão afirmou que a maior estrela do basquete norte americano no momento, LeBron James, 28, não seria tudo isso caso tivesse jogado em sua época. Nas próprias palavras do showman, “se LeBron jogasse no final dos anos 80, ou início dos anos 90, ele seria apenas um jogador mediano”.

A pôlemica declaração de Dennis Rodman sobre Lebron James gerou repercussão ao redor da liga. (Foto: Internet)

A pôlemica declaração de Dennis Rodman sobre Lebron James gerou repercussão ao redor da liga. (Foto: Internet)

Ainda aproveitando o momento, Dennis Rodman – que defendeu as equipes do Detroit Pistons, San Antonio Spurs, Dallas Marvericks, Los Angeles Lakers e Chicago Bulls – falou de seu companheiro de Chicago, a lenda Michael Jordan. “Se ele [Michael Jordan] jogasse o jogo de hoje com 28 anos, teria média de 40 pontos por jogo ou mais. Ele teria facilmente essa média”, disse.

Depois, o ex-jogador amenizou o tom. “[LeBron James] é um grande jogador, não me interpretem mal. Mas para mim, o Scottie Pippen e o Michael Jordan são os dois melhores que alguma vez vi”, disse, citando a dupla com quem conquistou três anéis entre 1996 e 1998. Por fim, desabafou. “Estou farto de ver pessoas comparando o Michael Jordan com LeBron”.

As declarações conferidas durante um programa norte americano na última sexta-feira (7) parecem ser apenas mais um arroubo exacerbado de Rodman, mas despertam um debate interessante. É justo comparar atletas que atuaram em momentos distintos do esporte? Até onde é correto colocar dois atletas com 22 anos de diferencia (um encerrou a carreira na mesma temporada em que o outro começou) lado a lado?

A verdade é que as duas décadas citadas pelo inquieto aposentado produziram alguns dos maiores nomes que já desfilaram pelas quadras do esporte da bola laranja. Larry Bird, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Isiah Thomas, Julius Erving, Moses Malone, Karl Malone, além de Jordan e muitos outros emprestaram seu brilho a liga.

Em contrapartida, o atual momento da NBA é de carência de grandes nomes e de intensificação da bipolaridade LeBron/Kobe. Fora a dupla, sobram pouquíssimos nomes com capacidade para entrar nesse hall (Derrick Rose e Kevin Durant, por exemplo).

Comparação dos títulos e premiações individuais entre James, Jordan e Bryant até os 27 anos de idade. A grandeza de um jogador pode ser medida apenas com títulos? (Foto: Internet)

Comparação dos títulos e premiações individuais de James, Jordan e Bryant até os 27 anos de idade. A grandeza de um jogador pode ser medida apenas com títulos? (Foto: Internet)

Mas até ai, querer comparar dois jogadores que atuaram em momentos totalmente distintos da modalidade requer um nível de imaginação e subjetividade praticamente impossível de atingir.

Muitas características mudaram no esporte durante os anos, que fizeram com que a forma de praticar a modalidade seja totalmente diferente daquela utilizada nas décadas de 80 e 90. Por isso, a comparação é inviável tanto da parte de Dennis Rodman quanto da parte das pessoas que citou.

Comparar Jordan com LeBron é querer reduzir o que cada um já fez (ou ainda faz) para o esporte. Cada um em seu respectivo tempo.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273