Pivô quebra tabu na NBA e assume sua homossexualidade

Escrito por
Publicado em: 29/04/2013

“Sou um pivô de 34 anos da NBA. Sou negro. E sou gay”. Com estas breves palavras para a tradicional revista norte-americana, Sports Illustrated, Jason Collins se tornou o 1º primeiro atleta  em atividade a revelar sua homossexualidade. O atual pivô do Washington Wizards saiu na capa da famosa publicação para dar um grande passo à frente e tentar quebrar os esteriótipos que existem no mundo esportivo sobre a opção sexual dos atletas. “Estou orgulhoso de sair do armário em 2013 ao invés de 2003. O clima mudou, a opinião pública mudou. Contudo, a um enorme caminho a se percorrerTodo mundo tem medo do desconhecido, mas ninguém que voltar àquela época em que as minorias eram discriminadas”.

Jason Collins segue os mesmos passos de John Amaechi, ex-jogador da NBA, que em 2007 publicou um livro chamado “Man in the Middle” no qual ele explicava que era homossexual e teve problemas após assumir sua opção. A diferença entre eles é que Amaechi “saiu do armário” quando estava aposentado da NBA e Colins continua em plena atividade.

As primeiras reações já viram à tona, como a de Kobe Bryant, que publicou em seu perfil no Twitter a seguinte frase: “Orgulhoso de Jason Collins. Não esconda quem você é pela ignorância dos outros”. O comissário da NBA, David Stern, também deu sua declaração a respeito: “Estamos orgulhosos que ele tomou esta decisão sobre este importante assunto”. Outros jogadores como Baron Davis, John Henson, Steve Nash, Damien Wilkins, Royce White e Bradley Beal se pronunciaram a favor de Collins, cuja coragem, sem dúvida nenhuma, concretizou o caminho para que outros tomem a mesma decisão sobre algo que deveria ser considerado normal no mundo dos deportes.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273