Hank Luisetti e o arremesso de uma mão

Escrito por
Publicado em: 16/12/2012

De forma geral há três formas básicas de arremesso: a bandeja, o arremesso de uma mão e o Jump (sem falar no gancho). Modernamente, o arremesso de uma mão é aquele em que uma das mãos fica posicionada embaixo da bola e o braço e antebraço do arremesso devem formar um ângulo de 90°.

Mas nem sempre foi assim. O arremesso de uma mão – um dos principais fundamentos que o garoto aprende assim que pisa na quadra – começou a se desenvolver mais de 40 anos depois da invenção do basquete em 1891 (o jump estava ainda mais no futuro). E o principal responsável tem um nome: Hank Luisetti. Antes dele, o usual era que o arremesso em quadra fosse realizado como o passe de peito.

Angelo “Hank” Luisetti nasceu em 1916. Filho de imigrantes italianos, morava em São Francisco e se apaixonou pelo basquete logo cedo. Curiosamente, Luisetti passou a arremessar com uma mão ainda na infância, quando, nos parques próximos de sua casa, começou a dar seus primeiros passos na modalidade. Ele afirmava que arremessava dessa forma porque sua bola não chegava até o aro quando tentava com as duas mãos. Não foi por preciosismo, mas sim pela simples necessidade do menino que queria fazer a bola passar através da cesta.

O vício pelo esporte só aumentou e Luisetti se destacou jogando basquete no colégio, Galileo High School. O rumo natural seria continuar a jogar em alguma universidade. Só que, naquele momento, ir para a faculdade era um acontecimento impensável na vida do garoto. Apesar de seu pai ser dono de um pequeno restaurante, a família não conseguiria arcar com os custos do ensino superior e o caminho que se traçava para Hank era ajudar o pai no restaurante após o término do colégio. Entretanto, suas atuações no time de Galileo chamaram a atenção e lhe renderam uma bolsa na prestigiosa Universidade de Stanford entre 1935 e 1938. Ainda bem, pois foi em Stanford que ele inseriu definitivamente seu nome na história do basquete.

Hank Luisetti, com 1,87 e 84 kg, foi fundamental para colocar a universidade em evidência no circuito do basquete universitário. Foi lá que pode desenvolver com plenitude seu jogo e assombrar os Estados Unidos com seu novo estilo de arremesso. Durante as três temporadas que Luisetti jogou, o time foi campeão da Conferência da Costa do Pacífico em 1936, 1937 e 1938, campeão nacional em 1937 e ele foi eleito o jogador do ano em 1937 e 1938.

Certamente, o jogo mais importante de Luisetti foi a partida diante da Long Island University, em 30 de dezembro de 1936. Sediado em Nova Iorque, a meca do basquete na época, L.I.U. era considerado o melhor time dos EUA, detinha, até então, o incrível retrospecto de 43 vitórias consecutivas. A equipe de Stanford havia sido campeã da Conferência da Costa do Pacífico e a fama de Hank Luisetti e seu novo arremesso cruzava o país.  A partida ocorreu no Madison Square Garden, apinhado com mais de 17.000 mil pessoas. Foi “A” noite de Luisetti. Marcou 15 pontos, driblou, apanhou rebotes, mostrou para os nova iorquinos seu estranho arremesso de uma mão e saiu ovacionado pela torcida local. Resultado: Vitória de Stanford por 45 x 31. A notícia do feito se espalhou pelos Estados Unidos e foi fundamental para a popularização do novo estilo de arremesso. Mesmo com a resistência inicial de alguns técnicos, o arremesso como o passe de peito foi cedendo espaço para o arremesso de uma mão no gosto de cada garoto que iniciava no esporte.

O arremesso de uma mão ainda não era o Jump que conhecemos hoje, pois Luisetti arremessava quando estava em deslocamento e não costumava sair do chão até o ponto mais alto antes de soltar a bola. Mesmo assim, era mais difícil de ser marcado do que o arremesso como o passe de peito. Há pessoas que creditam ao estilo desenvolvido por Luisetti o aumento na velocidade do jogo na época (lembrando que na década de 1930 ainda não havia o limite de tempo para o ataque). Em uma declaração, Luisetti disse que teve sorte com os técnicos, tanto no colégio quanto na universidade, pois ao verem que a bola caia, não coibiram sua forma de arremessar.

Há registros de outros jogadores que utilizavam o arremesso de uma mão na década de 1930, mas foi Luisetti o principal divulgador e desenvolvedor da jogada, demonstrando que o arremesso poderia ser efetivo e eficiente. Consequentemente, a História acabou por associar o surgimento do arremesso com seu nome.

Outro jogo importante ocorreu em 1° de janeiro de 1938 contra Duquesne University, Hank Luisetti foi o primeiro jogador da história dos Estados Unidos a marcar 50 pontos em uma única partida! Contribuindo, e muito, para a vitória do Stanford por 92 x 27. Feito ainda mais notável ao se recordar que os placares na época raramente ultrapassavam 50 pontos.

Para se ter noção de sua fama, em 1938 foi convidado para interpretar a ele mesmo em um filme chamado Campus Confessions. Quem viu, diz que o filme é pavoroso e o próprio Luisetti não gostou nada do resultado final. Mas talvez seja o único registro em vídeo com o jogador em ação.


Trecho do filme Campus Confessions com Luisetti em ação

Infelizmente, no fim de seus anos em Stanford a NBA estava dez anos no futuro e, com apenas 22 anos, Luisetti praticamente abandonou a carreira. Dizem que chegou a ser sondado para jogar em uma franquia de Nova Iorque da National Basketball League(liga anterior à NBA), mas como as condições eram muito diferentes daquelas que passaram a ser oferecidas com o surgimento da NBA, Luisetti declinou da oferta e foi ganhar a vida como um recém–formado de Stanford (o que não era pouca coisa, diga-se).  Jogou por algumas equipes amadoras, serviu a Marinha e contraiu meningite espinhal durante a 2ª Guerra, o que decretou definitivamente o fim de sua carreira como jogador.

Hank Luisetti morreu em 2002 com 86 anos, faz parte do Hall da Fama do Basquete desde 1959, é considerado o 2° melhor jogador da primeira metade do século XX, atrás apenas de George Mikan, e seu arremesso de uma mão mudou, definitivamente, os rumos do basquete.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273