Finais da NBA

Escrito por
Publicado em: 27/05/2011

Dwyane+Wade+Dirk+Nowitzki+Miami+Heat+v+Dallas+H6aVJve0FP-l[1]Nos últimos dois dias foram confirmadas as franquias que disputarão as finais da NBA dessa temporada. Primeiro foi o Dallas Mavericks que bateu o Oklahoma City Thunder nas finais do Oeste e a poucos instantes foi o Miami Heat que garantiu presença na disputa pelo anel ao vencer o Chicago Bulls.

Os dois times irão se enfrentar mais uma vez na decisão da liga norte-americana, afinal, já haviam se enfrentando em 2006 com vitória do Heat. Algumas estrelas como Dirk Nowitzki e Dwyane Wade continuam nos times desde aquela final, entretanto, as equipes mudaram bastante. O Heat conta hoje com LeBron James e Chris Bosh e pode sagrar-se campeão já na primeira temporada da trinca. O Mavs é um time mais experiente e com alguns fatores interessantes de jogo. Jason Kidd por exemplo deve jogar sua última final de NBA e é tudo ou nada para o gênio da armação. Além disso, há sempre a vontade de vingar o título perdido no passado.

Indo um pouco mais a fundo na análise dos elencos, creio que o Dallas tem boas opções de jogo vindos do banco de reservas. Além de Jason Terry (o verdadeiro sexto jogador), JJ Barea e Peja Stojakovic formam uma dupla de perímetro muito interessante para vir do banco, tentar pontuar e depois dar lugar a Nowitzki e Kidd por exemplo. Os dois citados são jogadores com boa qualidade do chute externo e Barea ainda pode infiltrar com bastante qualidade. Stojakovic por sua vez também deve estar disputando a sua última final de NBA, ou seja, jogará tudo para ter o primeiro anel de campeão. Além deles, Brendan Haywood consegue pontuar com certa qualidade vindo do banco e ajuda o garrafão nos momentos de rotação.

Shawn Marion também parece ter encontrado seu jogo na última partida contra o OKC e pode ser fator fundamental para o time do Texas. Marion é um versátil atleta que pode contribuir tanto na defesa quanto no ataque. Apesar de seu arremesso de mecânica bizarra, “The Matrix” possui poder técnico suficiente para contribuir com uma soma importante de pontos em sua posição, virando assim uma válvula de escape nos momentos que Nowitzki e Terry não convertam tantas bolas.

Do lado de Miami, não vejo um elenco tão qualificado em questões técnicas. O time é sim baseado na absurda qualidade de James, Wade e Bosh. Os dois primeiros dominando o perímetro com chutes e infiltrações incríveis e o último com seu jogo efetivo e técnico. Joel Anthony e Mike Bibby (os outros dois titulares) não estão contribuindo muito, inclusive Bibby apresentando o pior jogo de toda sua carreira.

Udonis Haslem, Mario Chalmers e Mike Miller são os reservas realmente presentes da rotação. Haslen e Miller podem contribuir com bastante qualidade (já provaram isso nos playoffs), entretanto, enfrentarão um banco mais forte do que apresentaram Bulls, Celtics e 76ers.

Mesmo sendo um time mais focado no individual e em suas estrelas, o Heat venceu todos os seus adversários dos playoffs por 4-1 e merecem todos os méritos. Já o Dallas matou o Blazers por 4-2 na primeira rodada e não convenceu tanto assim. Todavia, embalou e na sequência eliminou o Lakers (incrível 4-0) e o OKC por 4-1. Chega na final com um certo alemão em ótima fase e promete brigar com tudo pelo título.

A série promete muito e começa já na próxima terça-feira, dia 31. O jogo já está sendo anunciado pela ESPN com transmissão para as 22h.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273