Facundo Sucatzky fecha com o Atenas

Escrito por
Publicado em: 15/06/2011

Após três boas temporadas no Minas Tênis Clube, o lendário e emblemático armador argentino Facundo Sucatzky deixa o basquete brasileiro e volta para o seu país. Facundo foi um jogador que mostrou muita qualidade nesses anos de MTC, inclusive virando ídolo absoluto da torcida mineira.

O armador mostrou também a deficiência do setor de armação do nosso campeonato nacional, afinal, com quase 40 anos foi dominante e grande passador com certa facilidade. Sucatzky deixará saudade no Minas, entretanto, creio ser fundamental entender o legado positivo que ele deixa. Mostrou em um país que muitas vezes prima pela individualidade que um armador pode e deve ser muito mais um passador do que definidor. Teve médias de quase 7 assistências ao longo dessas três temporadas de NBB e anotou mais de 10 pontos por jogo.

Por conta da idade e também da pouca estatura, não foi o mesmo bom defensor de outros tempos. Todavia, foi fundamental também na evolução de Raulzinho, seu reserva e que deve ter aprendido muito com o argentino. Raul é a grande promessa da posição para os próximos anos (assim como Benite) e esperamos que a contribuição de Sucatzky para o basquete brasileiro passe também pela convivência e ensinamentos que teve como mentor do jovem atleta brasileiro.

Quanto a sua ida para o Atenas, me parece uma contratação pontual do time de Córdoba, afinal, Diego Gerbaudo (ótimo jovem) se transferiu para o Club 9 de Rio Terceiro e deixou uma lacuna na posição. Facundo chega para suprir esse espaço e também ajudar no desenvolvimento de outro jovem armador do Atenas (Felipe Pais). Pais é um jogador com menos rodagem e segurança que Gerbaudo, entretanto, mostrou um grande potencial defensivo em jogos fortes da Liga Argentina e também do Torneio Interligas.

Vale ressaltar que o Atenas está em processo de renovação com o ótimo pivô norte-americano James Williams. Williams foi dominante durante a Liga Argentina e brilhou em Franca durante o Interligas. Chegou a ser sondado no Brasil mas deve ficar por Córdoba. Se o contrato do pivô for realmente renovado, o atual vice-campeão argentino entrará forte nas competições continentais dessa próxima temporada.

Enfim, o basquete brasileiro perde um dos seus grandes armadores dos últimos anos e um dos maiores do continente em sua geração. Fico muito feliz de poder ter visto o “grande” Facundo Sucatzky na nossa liga doméstica mesmo que por apenas três anos.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273