Euroleague chega na sua terceira rodada

Escrito por
Publicado em: 3/11/2009

A temporada da Euroleague começou trazendo o melhor do basquete ao continente europeu. Após informações de resultados da primeira rodada, vamos agora analisar um poucoo torneio até aqui. Na véspera da terceira rodada, algumas equipes aparecem bem na competição e sustentando uma boa invencibilidade (ainda que precoce).

Abaixo a análise completa de cada grupo.

Grupo A: Montepaschi Siena, Barcelona, Zalgiris, Fenerbahce, Asvel Basket e Cibona.

Invictos só Montepaschi Siena e Barcelona, duas equipes muito tradicionais no cenário europeu. Os italianos amassaram fora de casa o Cibona na primeira rodada (85×40). Em casa bateram o Zalgiris por 20 pontos (84×64) e aparecem em grande fase. Na quinta-feira (5 de Novembro), o Siena o Avel Basket, equipe que ainda não venceu na competição. Ksistof Lavrinovic e Romain Sato são os destaques da equipe italiana até agora. Lavrinovic jogou apenas uma partida, entretanto, converteu 26 pontos e chegou aos 34 no ranking de eficiência. Sato atuou em ambos os jogos, tendo médias de 13.5 pontos e 6.5 rebotes por encontro.

O Barcelona por sua vez praticamente repetiu os placares em suas duas partidas. Foram dois passeios (82×59 fora de casa contra o Fenerbahce e 81×59 em casa contra o Cibona). Ricky Rubio, Gianluca Basile, Erazem Lorbek, Terence Morris, Juan Carlos Navarro, Pete Mickeal, Fran Vazquez e Boniface Ndong são as provas de que o elenco é recheado de craques. Mickeal e Navarro são os cestinhas da equipe com médias de 16 e 12.5 pontos por jogo respectivamente. Rubio é outro destaque, conduz muito bem a equipe e distribuiu 14 assistências em 2 jogos (7 por encontro). Na terceira rodada enfrentam o Zalgiris (5 de Novembro) fora de casa. Será um duelo complicado e que pode servir de teste real para esse ótimo elenco catalão.

Zalgiris e Fenerbahce estão com uma vitória e uma derrota. O Zalgiris enfreta o Barcelona em casa (acima citado) e terá a chance de crescer na competição. Os lituanos são liderados pelo experiente armador norte-americano Marcus Brown (16.5 pontos por jogo) e ainda contam com duas jovens revelações do basquete local. Martynas Pocius e Mantas Kalnietis. Os turcos do Fenerbahce contam com Gordan Giricek no elenco, entretanto, estão sendo liderados por Tarence Kinsey (ala norte-americano). Com uma sequência de dois jogos em casa (Cibona e Siena) os turcos podem dar um belo salto de qualidade dentro da Euroleague.

Por último, as duas equipes que ainda não sabem o que é vencer nessa temporada européia. O Asvel Basket não conta com grandes estrelas no elenco, entretanto, batalhou em casa contra o Fenerbahce. A derrota de 78×76 mostrou alguma qualidade, entretanto, com duas derrotas e sem ter enfrentado Barcelona e Montepaschi Siena fica complicado apostar no Asvel. Bobby Dixon (armador norte-americano é o destaque da equipe). Os croatas do Cibona foram amassados em suas duas partidas da Euroleague. Tudo bem que foram contra Barcelona e Siena, entretanto, 85×40 e 81×59 não são placares muito apresentáveis. Marko Tomas é o grande nome do time e esperança de vitórias e com boas atuações de sua estrela, o Cibona pode conseguir algumas vitórias dentro do grupo e quem sabe beliscar a última vaga para a próxima fase.

Grupo B: Unicaja, Lietuvos Rytas, Olympiacos, Efes Pilsen, Partizan e Entente Orleanaise.

Invictos no grupo só Unicaja e Lietuvos Rytas. Os espanhóis venceram o Partizan e o forte Olympiacos e enfrentam o Efes Pilsen (outra boa equipe) na quinta-feira 5 de Novembro. Joel Freeland está em boa fase e com médias de 14.5 pontos dentro da Euroleague. Carlos Jimenez é outro destaque da equipe e sua experiência pode contribuir e muito no decorrer da temporada.  O Lietuvos Rytas venceu dois jogos parelhos e sem muitas estrelas pode ser considerada uma pequena surpresa. Martynas Gecevicius, jovem armador é o destaque do time com médias de 18.5 pontos por jogo. Se Gecevicius continuar mostrando o ótimo basquete, o Lietuvos Rytas deve continuar a boa campanha rumo a próxima fase.

O gigante Olympiacos e o Efes Pilsen aparecem com uma vitória e uma derrota no grupo. Os gregos possuem um dos melhores elencos da Euroleague (Childress, Papaloukas, Wafer, Bourousis, Teodosic, Vasilopoulos e Kleiza) somente para ilustrar. Linas Kleiza, recém contratado do Denver Nuggets é o cestinha do time com 16.5 pontos por jogo e Papaloukas o grande armador e cerébro do time. Os dois jogos em casa contra Lietuvos Rytas e Efes Pilsen são a chance para o Olympiacos assumir a liderança do grupo, afinal, elenco a equipe possue. O Efes Pilsen por sua vez joga fora contra o Unicaja e Olympiacos. Com certeza duas das partidas mais duras na fase de grupo. Os turcos apostam em Igor Rakocevic para conquistar sua primeira vitória fora de casa.

Sem vencer aparecem Partizan e Entente. O Partizan é liderado por Bo McCalebb (armador norte-americano), entretanto, não tem grande elenco. O Entente possui um quarteto norte-americano que pontua e lidera o time (Banks, Covile, Doellman e Nichols), porém, não apresentou nada mais que isso. Ambos os times precisam melhorar o jogo coletivo para brigar pela última vaga do grupo.

Grupo C: Lottomatica Roma, Maccabi, CSKA Moskow, Maroussi, Caja Laboral e Union Olimpija.

Somente o Lottomatica Roma continua invicto no parelho grupo C. Os italianos venceram dois fortes adversários. O Caja Laboral em casa (77×65) e o CSKA em Moscou (74×69). A dupla de norte-americanos Andre Hutson e Ibrahim Jaaber está com médias de 14.5 pontos por duelo e lidera a boa temporada da equipe. Rodrigo de la Fuente também é parte do elenco que surpreende até aqui. O próximo confronto é contra o Maroussi fora de casa.

Entre as equipes que tem uma vitória e uma derrota, destaque para CSKA Moskow, Macabbi e Caja Laboral. Três equipes que podem ser consideradas favoritas ao título que já perderam um jogo. O Caja Laboral conta com Herrmann, Huertas, Splitter, English, Eliyahu e outros grandes jogadores. Enfrenta o Union Olimpija fora de casa na próxima rodada e espera de Splitter mais uma grande atuação. O pivô tem médias de 21.5 pontos até aqui na competição. Huertas também está bem, 11 pontos e 3.5 assistências de média. O CSKA, campeão de 2008 é outro time com grande elenco. Após perder para o Lottomatica Roma na última rodada, a equipe de JR Holden, Ramunas Siskauskas e companhia terá que se redimir contra o Maccabi fora de casa. Os dois acima citados juntamente com Trajan Langdon e Zoran Planinic fazem ótima temporada e são as esperanças para a competição. O Maccabi não é mais o time que chegou ao Final Four em 2008, entretanto, tem bons valores. Alan Anderson é o líder do time que promete brigar muito pela vaga na próxima fase. Por fim, o Maroussi da Grécia é a surpresa, afinal, não conta com estrelas em seu elenco e fez dois bons jogos. A derrota por um ponto para o CSKA (66×65)parece ter dado moral ao time que bateu com facilidade o Union Olimpija. Na terceira rodada o duelo é contra o forte e invicto Lottomatica Roma.

A única equipe do grupo que ainda não venceu é o Union Olimpija. Sem muitas estrelas e com fracas atuações até aqui, a equipe aparenta não ter forças para brigar pela quarta vaga da chave C. O destaque do time até agora tem sido Matthew Walsh com 25 pontos por partida.

Grupo D: Panathinaikos, Real Madrid, AJ Milano, EWE Baskets, BC Khimki e Asseco Prokom.

O invicto do grupo é o Panathinaikos. A potência grega bateu bem o AJ Milano e o BC Khimki. Com Vassilis Spanoulis, Dimitris Diamantidis e Nikola Pekovic imparáveis até aqui, os gregos parecem caminhar para uma fácil classificação nessa fase.

O Real Madrid é o destaque entre os times com uma vitória e uma derrota. Pablo Prigioni é o comandante de um elenco que conta com Jorge Garbajosa, Rimantas Kaukenas, Darjus Lavrinovic e Sergio Llull. A dupla lituana Lavrinovic (25.5 pontos por jogo) e Kaukenas (16.5) é o destaque até aqui. A derrota contra o BC Khimki na estreia foi inesperada, entretanto, com elenco tão forte, a equipe não deverá ter problemas para se classificar. O BC Khimki conta um bom elenco (Raul Lopez, Timofey Mozgov, Robert Javtokas, Kelly McCarty e Carlos Cabeza). Lopez e Cabezas são esperança de vitórias. Mozgov e McCarty a certeza de boa produção ofensiva e Javtokas a presença de garrafão. Além deles, Keith Langford está em boa fase. A equipe russa aparece como candidata forte a classificação. AJ Milano e EWE Baskets devem brigar pela última vaga do grupo. Os italianos venceram o EWE na última rodada e largam em vantagem nessa briga.

O Asseco Prokom não deve brigar por nada na Euroleague desse ano. Os poloneses não tem grandes estrelas no time e já foram derrotados por EWE Baskets e Real Madrid. Qyntel Woods, Pape Sow e David Logan são os grandes jogadores do time. Além deles, Jan Jagla é presença forte no garrafão. Daniel Ewing e Ronnie Burrell completam um elenco que tem bons nomes, porém não jogou o esperado. Se todas as peças renderem o que podem, o Asseco ainda pode brigar por algo.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: Euroleague

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273