‘Espora’dicamente campeão

Escrito por
Publicado em: 16/06/2014

Junte jogadores vindo da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, França, Ilhas Virgens e Itália. Somem a eles, um talentoso e versátil jogador norte-americano de apenas 22 anos de idade. Por fim, coloque uma pitada de sabedoria de uma comissão técnica experiente, visionária e que tem no comando, um treinador para lá de emburrado. Esta é a receita secreta do San Antonio Spurs, campeão da NBA em 2014!

Da maior decepção em finais da NBA à volta ao topo da liga, os Spurs transformaram a revanche contra o Miami Heat em uma série totalmente dominada a favor dos texanos. O San Antonio concluiu de forma dominante a trajetória para o seu 5º título da NBA na noite deste domingo (15/05), encerrando os 2 anos de reinado do Miami com uma vitória por 104X87 que fechou a série em 4X1. Um ano após a dolorosa derrota em 7 jogos – o único revés nas 6 Finais disputadas – os Spurs venceram 4 partidas de forma avassaladora impedindo a busca do Heat pelo 3º campeonato seguido. Os Spurs somaram mais um título aos conquistados em 1999, 2003, 2005 e 2007. Desde 1976, somente 6 outras franquias nas 4 principais ligas esportivas dos EUA venceram, pelo menos, 5 títulos desde que o San Antonio estreou na NBA em 22/10 daquele ano: o Los Angeles Lakers (10 triunfos) e o Chicago Bulls (6 triunfos) na NBA, o Edmonton Oilers (5 triunfos) e o Montreal Canadiens (5 triunfos) na NHL, o San Francisco 49ers (5 triunfos) na NFL e o New York Yankees (7 triunfos) na MLB. Reveja os melhores momentos da partida no vídeo abaixo:

O ala Kawhi Leonard, escolhido o MVP das Finais, anotou 22 pontos e 10 rebotes para o San Antonio. Leonard deixou o seu melhor para o final. Ao registrar uma média de 12.8 pontos/partida durante a temporada regular, ele marcou 20 ou mais pontos em cada uma das últimas 3 partidas para abocanhar o prêmio de jogador mais valioso das Finais da NBA. Apropriadamente, o único outro jogador que marcou, no mínimo, 20 pontos em 3 jogos consecutivos nas Finais da NBA, após ter produzido menos de 13 pontos/partida durante a temporada é quem dá o nome ao prêmio de MVP das Finais: o próprio Bill Russell, que estabeleceu 4 jogos seguidos com 20 pontos nas Finais de 1966 depois de ter registrado 12,9 pontos/partida na temporada 1965/1966. Aos 22 anos, Leonard é o mais jovem a ser nomeado o melhor jogador das Finais da NBA desde Magic Johnson em 1982 (53 dias mais novo).

sas_mia_jogo5_k_leonard

Aos 22 anos e 351 dias de idade, o jovem ala dos Spurs, Kawhi Leonard, é o 3º mais jovem vencedor do prêmio de MVP das finais desde 1969.

Os Spurs se recuperaram de uma desvantagem de 16 pontos no início da partida ao registrar um placar parcial de 37X13 contra o Heat no começo do 2º quarto até a metade do 3º. Tal diferença só foi superada graças ao argentino Manu Ginobili, que incendiou o confronto no 1º tempo. Sozinho, Ginobili dominou todo o banco de reservas do Miami. Ele deixou o San Antonio no controle do duelo com sua habilidade de pontuar e criar jogadas para os outros, terminando com 19 pontos e 4 assistências. O San Antonio venceu 4 títulos em 9 anos, porém não voltava ao topo da liga desde 2007. O ala Tim Duncan e o técnico Gregg Popovich estiveram em todas as 5 comemorações, em compensação, foi o 4º festejo para o francês Tony Parker e para Ginobili, que ao lado de Duncan, formam o ‘Big 3’ mais vitorioso da história dos playoffs da NBA. Falando de Duncan, ele produziu médias de 15,4 pontos/partida e 10,0 rebotes/jogo na série das finais. Ele estabeleceu ao menos 15 pontos e 10 rebotes em todas as 6 aparições nas Finais da NBA que jogou. Na história da liga, os únicos outros 2 nomes que tiveram médias de 15/10 em 6 ou mais séries das Finais foram Elgin Baylor (7 séries perdidas em finais) e Bill Russell (também 7 séries nas finais, mas todas vencidas).

sas_mia_jogo5_t_duncan

O eterno Tim Duncan se tornou o 2º jogador na história da NBA a vencer um título da NBA em 3 décadas diferentes.

A festa em San Antonio, que o Heat cancelou na temporada passada, começou logo no início do 2º tempo, quando os Spurs tinham suportado a furiosa pressão do Heat no início. O Miami chegou a liderar por 22X6 no 1º quarto. Há 22 anos atrás algo semelhante a isto aconteceu. No dia 14/06/1992, o Chicago Bulls venceu seu 2º campeonato ao derrotar o Portland Trail Blazers por 97X93 no jogo 6 das Finais, após o Portland ter liderado por 79X62 no minuto final do 3º período.

sas_mia_jogo5_t_splitter

Além de consagrado na Europa, o pivô Tiago Splitter levou as cores verde e amarelo pela 1ª vez ao topo da NBA.

Mesmo perdendo por 22X6, os Spurs marcaram os próximos 12 pontos para reduzir o déficit para somente 4 pontos. Em seguida, depois do Miami aumentar a vantagem para 7 pontos (35X28 no meio do 2º  quarto), o San Antonio comandou a partida com uma seqüência de 14X0 para abrir uma liderança de 42X35. Nenhum dos 2 times tinha registrado 12 pontos consecutivos em algum dos primeiros 4 jogos desta série e os Spurs foram os primeiros a criar 2 seqüências de, no mínimo, 12 pontos seguidos em uma partida das Finais da NBA desde que o Boston Celtics estabeleceram isto na vitória por 97X91 em Los Angeles no jogo 4 das finais em 2008.

sas_mia_jogo5_spurs

Com um aproveitamento de 52,8 % nos arremessos, os Spurs estabeleceram um novo recorde de eficiência nesta categoria nas Finais da NBA.

Por outro lado, parece até injusto relegar a atuação do astro LeBron James a apenas um parágrafo, mas contra este elenco do San Antonio Spurs, ele não poderia fazer muita diferença. Com 31 pontos, 10 rebotes e 5 assistências, ele foi o melhor jogador do Miami no duelo, mas sem a ajuda de seus companheiros de equipe – Chris Bosh totalizou 13 pontos e Dwyane Wade somou outros 11 pontos – James não teve a menor chance de derrubar os Spurs.

No fim, para a alegria da torcida do Texas, os Spurs celebraram o seu 5º título da história da franquia cantando e dançando ao som da música “Feels Like the First Time” da banda Foreigner. Uma música escolhida apropriadamente para um time cujo o estilo é considerado metódico, embora vencedor, e que por muitos anos fez a franquia de San Antonio ser respeitada, mas nunca adorada. Confira no clipe a seguir o tema da vitória dos Spurs:

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273