Escolha certeira

Escrito por
Publicado em: 2/07/2014

O Draft de 2014 da NBA entrou para a história depois de uma noite bem movimentada, recheada de trocas de escolhas entre as equipes e de jogadores colocando seus bonés. 60 escolhas e uma série de negociações, deram às equipes e aos fãs inúmeros motivos de esperanças até o início da próxima temporada. Confira a seguir um resumo e algumas  escolhas em destaques da noite da última 5ª feira (dia 26/06) no Barclays Center.

#1 Andrew Wiggins – Cleveland Cavaliers

Pelo 2º ano seguido, os Cavs iniciaram a noite do Draft ao escolher o canadense Andrew Wiggins. De acordo com a maioria dos especialistas, este era o jogador a ser escolhido pelo Cleveland após a notícia da lesão de Joel Embiid vir à tona. Wiggins ainda está cru, mas é dono de uma capacidade atlética e de um potencial quase ilimitado. O fenômeno se tornou o 2º canadense a ser selecionado na 1ª posição, se juntando a Anthony Bennett em 2013. Agora, existem 3 jogadores do Canadá nas 5 primeiras escolhas e todas elas pertenceram aos Cavaliers (Wiggins, Bennette Tristan Thompson). Wiggins também se juntou a Danny Manning, que foi ‘draftado’ pelo Los Angeles Clippers em 1988, como os únicos jogadores de Kansas na história a serem escolhidos na 1ª posição.

#2 Jabari Parker – Milwaukee Bucks

Seguindo a escolha do Cleveland, os Bucks selecionaram Jabari Parker, considerado por muitos, o jogador mais bem preparado para a NBA deste Draft. Parker traz um poder ofensivo imediato e refinado para o Milwaukee, que terminou com a pior campanha da liga na última temporada. O armador se tornou o 6º jogador de Duke a ser ‘draftado’ nas 5 primeiras escolhas desde 1999.

draft2014_j_parker

Pior campanha da NBA na última temporada, o Milwaukee Bucks tem em Jabari Parker a esperança de que dias melhores virão.

#3 Joel Embiid – Philadelphia 76ers

Com 2 escolhas entre as 10 primeiras, os 76ers arriscaram ao selecionar o pivô Joel Embiid na primeira delas. Após a descoberta dos médicos de uma fratura por estresse no pé antes do Draft, Embiid era candidato a ser escolhido pelo Cleveland. Por conta disto, o ex-jogador de Kansas pode ser um grande risco para o Philadelphia, que pode ter conseguido um grande jogador tanto na defesa quanto no ataque ou então, uma enorme enganação.

draft2014_j_embiid

Com pé para cima, Joel Embiid comemorou ao lado dos pais a escolha do Philadelphia 76ers.

#4 Aaron Gordon – Orlando Magic

Escolhido mais cedo do que o esperado, o ala Aaron Gordon foi selecionado pelo Magic na 4 posição devido à sua capacidade atlética e à sua excelente defesa. Gordon – famoso pelas suas belas enterradas na NCAA – é o 4º jogador de Arizona a ser ‘draftado’ nas 5 primeiras escolhas, se juntando a Mike Bibby, Sean Elliott e Derrick Williams e também foi o mais jovem a ser escolhido no Draft de 2014, completará 19 anos apenas em setembro.

#5 Dante Exum – Utah Jazz

Na 5ª posição do Draft, os Jazz não perderam tempo e escolheram o armador Dante Exum. O consenso era de que ele seria selecionado entre os 3 primeiros, talvez por isso o Utah deve estar bastante entusiasmado com Exum, que pode se tornar na nova estrela da armação da equipe. Exum se junta a Kyrie Irving e Andrew Bogut como os únicos australianos a serem ‘draftados’ nas 5 primeiras posições do Draft – o único outro armador estrangeiro a ser escolhido entre os 10 primeiros foi o espanhol Ricky Rubio.

#6 Marcus Smart – Boston Celtics

Mesmo com a fama de mau comportamento em seu histórico, os Celtics escolheram o armador Marcus Smart na 6ª colocação. Um armador ofensivo nato, o ex-jogador de Oklahoma State deverá ser um forte complemento a Rajon Rondo, já que registrou uma média de 18 pontos/partida na última temporada na NCAA. Aliás, a última vez que o Boston ‘draftou’ um armador a esta altura no Draft foi em 1997, quando selecionaram Chauncey Billups na 3ª posição.

#7 Julius Randle – Los Angeles Lakers

Apesar da péssima campanha na temporada 2013/2014, os Lakers foram sensatos e selecionaram o ala de Kentucky, Julius Randle na 7ª posição. Com o título do Final Four em 2013, Randle viu sua valorização subir no Draft devido principalmente à sua altura e habilidade. O quanto ele é produtivo? O único outro jogador na história da 1ª divisão da NCAA a produzir mais ‘double-doubles’ do que ele em uma temporada foi Michael Beasley (28 por Kansas State em 2007/2008).

#8 Nik Staukas – Sacramento Kings

Com a 8ª escolha, os Kings adquiriram o consistente arremessador – e ameaça ao perímetro – Nik Staukas. O ex-jogador de Michigan estabeleceu uma média de 17,5 pontos/jogo na última temporada ao exibir um surpreendente controle de bola e uma capacidade de criar arremessos sem marcação. Cotado para ser escolhido nas últimas posições do Draft, Staukas cresceu nas projeções ao longo dos treinos pré-Draft.

#9 Noah Vonleh – Charlotte Hornets

O “renomeado” Charlotte Hornets escolheu na 9ª posição, o ex-ala de Indiana Noah Vonleh. Vonleh era projetado para ser selecionado pelos 76ers na 3ª escolha, mas caiu no colo do Charlotte. Com um bom tamanho, proporcionará aos Hornets uma bela dupla ao lado de Cody Zeller – a 1ª vez que Indiana teve 2 escolhas consecutivas entre as 10 primeiras do Draft desde 1976/1977.

#10 Elfrid Payton – Philadelphia 76ers

Com a troca envolvendo os 76ers, o armador Elfrid Payton da desconhecida Louisiana-Lafayette foi selecionado pelo Magic na 10ª posição, mas jogará pelo Philadelphia. Muito semelhante ao estilo de Dante Exum, Payton tem excelentes altura e envergadura para um jogador da armação, além de um excelente controle de bola no chão.

draft2014_escolhas

Os 30 primeiros novatos a serem escolhidos no Draft de 2014 da NBA.

Outras escolhas em destaque

#11 Doug McDermott – Chicago Bulls

Há muitas dúvidas sobre como o cestinha da NCAA e 11ª escolha do Draft, Doug McDermott, enfrentará a NBA. Porém, para um jogador que ocupa o 5º lugar na lista dos maiores cestinhas de todos os tempos da NCAA, ele tem habilidades ofensivas de sobra para ser um eficiente jogador da NBA. Além disso, os Bulls podem ter certeza que o legado do vencedor do prêmio Wooden (do melhor jogador universitário) continua, já que desde 2005 todo vencedor é selecionado no Draft.

#12 Dario Saric – Philadelphia 76ers

Na 12ª posição, o Magic selecionou Dario Saric, a sensação croata que recentemente assinou um contrato para jogar na Turquia. De qualquer maneira, Saric foi negociado com os 76ers, na troca pela 10ª escolha, Elfrid Payton e o Philadelphia provavelmente terá que esperar pelo menos 2 anos para a estréia de Saric na NBA.

#13 Zach LaVine – Minnesota Timberwolves

Um dos 3 jogadores de UCLA a serem selecionados no Draft de 2014, Zach LaVine foi escolhido pelos Wolves na 13ª posição. Os números de LaVine na última temporada da NCAA (9,4 pontos/partida e 1,8 assistências/partida) foram baixos, mas suas características físicas fizeram as equipes da NBA salivarem. Ele será um projeto para o Minnesota, mas a aposta é que o jogo de LaVine se desenvolva de uma grande forma.

#20 Bruno Caboclo – Toronto Raptors

Uma grata surpresa no Draft deste ano, o brasileiro Bruno Caboclo foi selecionado pelos Raptors como a 20ª escolha. Desenvolvido pelo Pinheiros (SP), Caboclo recebeu o apelido de “Kevin Durant brasileiro” pelos cronistas do Draft. Desconhecido por grande parte dos especialistas, Caboclo é um investimento de longo prazo do Toronto, que não estão procurando jogadores que fazem a diferença de imediato, visto que na última temporada foram capazes de vencer a sua divisão.

#24 Shabazz Napier – Miami Heat

Um dos fatores para tentar segurar LeBron James na equipe, o Heat escolheu Shabazz Napier na 24ª posição. O ex-jogador de UConn guiou os Huskies na conquista do título da NCAA na última temporada e foi eleito o jogador mais valioso da decisão. Ele possui uma habilidade e um QI de basquete para ajudar imediatamente em Miami, que carece de um armador consistente. Napier é um grande armador versátil com a capacidade de pontuar e de criar espaços.

#30 Kyle Anderson – San Antonio Spurs

Último do trio de UCLA selecionado no Draft, Kyle Anderson foi a escolha dos Spurs na 30ª posição. Anderson é um excepcional passador, com uma visão de quadra mortal e um ótimo arremesso do perímetro. Apesar da falta de capacidade atlética, ele é um dos 3 jogadores nos últimos 30 anos da NCAA a registrar, no mínimo, 14/8/6 (pontos/rebotes/assistências) em uma temporada , se juntando a Anfernee Hardaway (em 1992/1993) e Evan Turner (em 2009/2010).

O ponto alto da noite aconteceu entre as 15ª e 16ª escolhas, quando o comissário Adam Silver chamou ao palco o ex-jogador de Baylor, Isaiah Austin, para uma escolha especial e uma homenagem emocionante. Austin teve que encerrar sua carreira após ser diagnosticado com a síndrome de Marfan, uma rara doença genética que afeta o sistema cardíaco. Vestindo um boné azul com o logo da NBA, Austin recebeu aplausos de pé depois que Silver anunciou: “A NBA escolhe Isaiah Austin!”.

draft2014_i_austin

O Draft foi especial e emocionante para o jovem Isaiah Austin, que era um dos nomes cotados para entrar na NBA, mas uma rara doença o fez encerrar a carreira de forma precoce.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273