E agora, Lakers?

Escrito por
Publicado em: 29/04/2013

28 de Abril. Há muitos anos que a temporada do Los Angeles Lakers, após chegar aos playoffs, não acabava tão cedo, algo comum para um time acostumado a chegar longe nesta época do ano. 1978 foi o último ano que o time não conseguiu sequer chegar ao mês de Maio ainda na briga para passar para a próxima fase dos playoffs, e, pela primeira vez desde 1960, o time foi varrido (perder uma série sem ganhar um jogo sequer) na primeira fase dos playoffs.

Raramente se viu um abismo tão grande entre as expectativas que o time criou ao adicionar Dwight Howard e Steve Nash ao elenco, que já contava com Kobe Bryant e Pau Gasol, e pelos resultados que produziu ao final da temporada. Lutando para chegar aos playoffs desde o primeiro jogo do calendário, não só o quinteto titular nunca “deu show”, como era esperado, como também nunca jogou com coerência, com produção boa das estrelas; até porque todos, em uma parte ou outra ao longo da temporada, algum deles esteve machucado, culminando com a grave lesão de Kobe Bryant. Se a temporada passada, que já foi considerada ruim por boa parte dos torcedores, após a eliminação pro Oklahoma City Thunder na segunda fase dos playoffs, o que esperar da diretoria do Lakers para a temporada 13-14?

Talvez o mais preocupante seja as declarações que Mike D’Antoni está confirmado para o ano que vem. D’Antoni claramente utilizou mal seus jogadores, com rotações equivocadas para encarar a maioria dos times, especialmente os mais fortes, refletindo nas vexatórias derrotas que o time sofreu durante a temporada. Nos playoffs, nem havia muito a fazer, já que a bruxa estava solta e muitos jogadores se machucaram, dando tempo de jogo até para Chris Duhon, que já deveria estar longe da NBA, e o Spurs passeou em todos os jogos, causando até a maior derrota do Lakers na história dos playoffs, em casa (31 pontos de diferença).

Dwight Howard observa os momentos finais da derrota do Lakers

Dwight Howard também foi uma grande decepção, sendo irônico que sua participação na temporada tenha terminado numa expulsão, após sua segunda falta técnica. Para reconquistar a torcida, se continuar no Lakers, Howard terá que relembrar os dias de Orlando, melhorando muito seu ataque, principalmente, e não ficar declarando que pode ser uma ameaça fora do garrafão e da linha de 3 pontos, algo que chega a soar absurdo. Não é necessário ser completo em todos os aspectos, mas fazer bem seu papel no que sabe, e que Howard já mostrou que domina. Parar com as atitudes infantis também ajudaria muito. O pivô também credita às contusões como fatores que permearam sua má temporada. Sem dúvida foi um fator, mas isso praticamente obriga ao jogador que volte e se esforce para jogar 100% na próxima temporada; com o uniforme do Lakers, de preferência, já que moveram mundos e fundos para que o pivô jogasse ao lado de Kobe Bryant.

Apesar de Pau Gasol ser um jogador que merece o contrato que tem, ele é, novamente, o grande nome envolvido nas especulações de trocas. Apesar de mudanças serem necessárias, o Lakers provavelmente estará errando no jogador para se desfazer. Gasol foi bastante prejudicado pelas rotações de D’Antoni, e, quando jogou, foi muito bem, fazendo até triplo-duplo no jogo 3 contra o Spurs. Steve Nash deve continuar para o ano que vem, algo acertado, já que o veterano contribuiu bem quando esteve em quadra.

Outro ponto que deixa a desejar é a falta de um banco decente. Jordan Hill, Jodie Meeks, Antawn Jamison, Darius Morris e Andrew Goudelock não são jogadores que possam entrar e mudar um jogo, apesar de serem bons para complementar o elenco. Isso é algo que o Lakers pagou para manter 4 estrelas no time, dando boa parte de seu elenco na troca por Howard. Que achem um novo Earl Clark, raramente utilizado no começo da temporada, mas que ganhou a confiança de D’Antoni ao jogar boas partidas.

Resta saber quem que é chegará para ajudar uma possível reconstrução que o Los Angeles Lakers, se D’Antoni conseguirá utilizar melhor seu elenco, e se Howard conseguirá se manter saudável, ter uma melhor atitude, e quem chegará para compôr o elenco de um dos times mais badalados da NBA.

 

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273