Destaques do dia 5/02: Gasol estréia em Los Angeles

Escrito por
Publicado em: 6/02/2008

Los Angeles Lakers x New Jersey Nets e Boston Celtics x Cleveland Cavaliers foram as partidas mais esperadas da noite.Vamos falar do time californiano e do time com a melhor campanha do leste e da NBA.

Los Angeles Lakers x New Jersey Nets: Phil Jackson disse, antes do jogo, não esperar nada de Pau Gasol nesse jogo. 24 pontos e 12 rebotes foram impressionantes, mas o que surpreendeu foi o fato de Gasol já estar no lugar certo na hora certa nas jogadas de ataque, já que sempre se espera que quem jogue no triângulo de Tex Winter faça A em vez de B no começo. Gasol, já estava na lateral do garrafão (lugar onde o pivô fica no triângulo, primariamente) e fazendo passes precisos. Foi notável também sua vontade, já que vimos algo que Pau normalmente não faz: Lutar por rebotes num garrafão povoado.

Quando pensaríamos que o Lakers poderia ganhar um jogo por 15 pontos com Kobe Bryant acertando 3-13 arremessos? Certamente, Kobe envolveu seus companheiros logo no começo, preferindo não arremessar em oportunidades que, num jogo da semana passada, certamente o faria. Ele também se concentrou em defender, mantendo Vince Carter sob controle (10-26 em arremessos de quadra).

Derek Fisher, se concentrou em espalhar na quadra, assim como Vlad Radmanovic. Lamar Odom, conseguiu ser eficiente sem a bola (15 rebotes, e até falta cavou), o que é um sinal de preocupação para os outros times da liga, já que a dúvida do Lakers era se Odom conseguiria completar Pau Gasol, que é um pontuador suave de garrafão e média distância (principalmente) e Andrew Bynum (um pivô de mais força, embora pareça aprender uma nova jogada de garrafão a cada dia, até sua contusão).

A resposta, partindo desse jogo é positiva. Jordan Farmar não encontrou seu arremesso. Turiaf e DJ Mbenga não fizeram nada de notável.


Boston Celtics x Cleveland Cavaliers:
Se com Kevin Garnett, o time de Boston já era inferior ao Cavs em rebotes, sem ele, foi um jogo de vôlei. Mesmo sem Anderson Varejão, Cleveland teve 10 rebotes a mais que o Celtics. Por que o Boston é um time inferior em rebotes? Vejamos o garrafão que tiveram hoje:

– Brian Scalabrine: Scalabrine tem 2,07 metros. Embora seja um bom reserva, que é totalmente altruísta, e faça alguns dos trabalhos sujos de um jogo de basquete, não é um bom reboteiro. Não conseguiu fazer 1 bloqueio de rebote em Drew Gooden ou Zidrunas Ilgauskas.

– Glen Davis: Ser baixo para um pivô (2, 03) e não ter uma boa impulsão do chão fazem de Glen Davis um reboteiro médio. Médio porque, com toda sua massa, consegue fazer bloqueio de rebote quando quer.

– Kendrick Perkins: O melhor reboteiro do time foi dominado por um jogador 10 centímetro mais alto e mais forte que ele.

– Leon Powe: Foi decente no tempo que esteve em quadra em termos de rebote.

No total, Boston tinha jogadores menores tentando colocar o corpo em jogadores maiores, ou mais fortes, que eles, e por isso, foram derrotados nos rebotes.

Mesmo assim, foi um jogo apertado. Paul Pierce estava doente, mas o elenco do Celtics (ofensivamente) estava à altura, apesar dos 18 erros cometidos na partida. Rajon Rondo acertou seu arremesso errante de média distância, Ray Allen fez um jogo acima de sua média, Tony Allen foi sólido.

Mas como o Celtics, sem a opção de 19 pontos por jogo de Garnett, precisava mais do que nunca de sua defesa, e não a teve, permitiu 50% em arremessos de quadra, 10 arremessos de 3, para uma porcentagem de 47%, e acabou entupido de faltas. Crédito ao time de Cleveland, por saber superar o time com a melhor campanha da liga nos rebotes e colocar Lebron James em situações que não tivesse que criar as jogadas para si mesmo.


Vídeos

Você, torcedor do Lakers, deve estar muito feliz com a troca de Paul Gasol para o seu time, certo? Que tal relembrar um pouco da conquista do título de 2002? Estes são resumos dos 3º rounds dos playoffs de 2002.

Resumo da temporada regular e série contra o Portland Trail Blazers: http://www.youtube.com/watch?v=1eypVb_W-6c

Resumo da semifinal de conferência contra o San Antonio Spurs: http://www.youtube.com/watch?v=pn51CSiq_Ps&feature=related

Resumo da final de conferência (Parte 1):
http://www.youtube.com/watch?v=Cb6BEi7RPFY&feature=related

Resumo da final de conferência (Parte 2): http://www.youtube.com/watch?v=M8Gs962liDA&feature=related

por Arthur Machado

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273