Dallas Mavericks é o campeão da NBA

Escrito por
Publicado em: 13/06/2011

O Dallas Mavericks acaba de se consagrar campeão da NBA ao bater o Miami Heat por 105-95 e fechar a série final da liga norte-americana em 4-2. Com o resultado o time consegue vingar o resultado de 2006 quando havia perdido a decisão para o mesmo Heat. Vale lembrar que esse foi o primeiro título da franquia em toda a história com direito a muita festa de Mark Cuban.

Quanto ao prêmio de MVP da série final, nada além do óbvio, afinal, o monstro Dirk Nowitzki foi de longe o melhor jogador do playoff.

O jogo de hoje foi mais uma vez muito bom. Com boas opções ofensivas ambas as equipes saíram em busca da vitória, entretanto, diferente de outros jogos, Nowitzki errou bastante e o Dallas teve que achar outras soluções. Jason Terry, JJ Barea, DeShawn Stevenson e até Brian Cardinal apareceram com boas respostas ofensivas para colocar o Mavs com uma vantagem de 12 pontos em determinado momento do segundo período. O Miami chegou a recuperar a liderança após uma parcial de 14-0, entretanto, não manteve a consistência e acabou indo para o vestiário atrás por dois pontos.

No segundo tempo, Terry e Barea continuaram pontuando de forma qualificada, Jason Kidd começou a colocar algumas bolas de fora e Nowitzki resolveu jogar. Esses fatores aliados ao bom jogo interno de Tyson Chandler e a qualidade de Shawn Marion foram fundamentais para garantir a vantagem da equipe do Texas. Por fim, contribuições improváveis de Ian Mahimni e novamente Cardinal ajudaram os texanos a ficar com uma mão na taça ao entrar no quarto final. Dito e feito, com Terry e Nowitzki controlando a partida o time fechou a partida com boa vantagem e comemorou o seu primeiro título na NBA.

A série foi vencida pelo melhor time, afinal, o Dallas usou muito bem suas estrelas mas também rodou com qualidade o seu elenco. Muitos jogadores contribuíram na série final enquanto o Miami foi muito mais uma equipe individualista. O título é justo e premia dois jogadores que mereciam demais essa conquista. O primeiro é Dirk, MVP e taxado injustamente de amarelão por não possuir um título. Deu todas as respostas na quadra e ganhou hoje seu primeiro anel de campeão.

O segundo e em parágrafo a parte é Jason Kidd. Um dos maiores armadores da história do jogo não tinha conseguido ao longo de 17 temporadas um anel (havia perdido duas finais com o New Jersey Nets). Hoje, Kidd não é mais o mesmo, entretanto, continua um gênio da bola. Armou com maestria, apanhou rebotes como poucos armadores puros conseguem fazer e ainda meteu algumas bolas do perímetro que foram cruciais. No fim, converteu os dois últimos pontos do jogo e da final na linha dos lances livres.

Mais uma temporada que termina com a certeza que a taça está em boas mãos. Parabéns aos Mavs e também ao bom time do Heat.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273