NBB – rodada 9: Com Shamell inspirado, Winner/Limeira supera os atuais campeões das Américas

Escrito por
Publicado em: 28/02/2009

Duas semanas após superar o Flamengo/Petrobrás em uma virada heróica, a Winner/Limeira repetiu o feito diante do Universo/BRB/Financeira Brasília, jogando no ginásio Poliesportivo do Nosso Clube. Só que dessa vez o feito do atual campeão paulista merece um reconhecimento ainda maior. Contando com uma atuação brilhante do norte-americano Shamell, e mesmo estando desfalcada do armador Nezinho, a equipe conseguiu reverter, em cerca de 6 minutos, uma desvantagem que atingiu a marca dos 18 pontos.

O jogo – A Winner/Limeira vinha de duas derrotas atuando como visitante, para o Lupo/Araraquara e para o Vivo/Franca, sendo a segunda ainda mais dramática, por apenas 2 pontos, e após uma prorrogação. As atenções da torcida eram voltadas especialmente ao armador Eric Tatu, o qual além de ter a missão de substituir Nezinho, precisava também conter seu tio Valtinho, outro especialista da posição.

Sem muito esforço, o Universo/BRB/Financeira Brasília ditou o ritmo durante todo o primeiro quarto. O ala Diego foi quem iniciou a contagem com um arremessos certeiro de três pontos. Em seguida, Valtinho foi surpreendido por um bloqueio de Tatu, e de quebra, ainda levou uma falta técnica por reclamação. No garrafão, desde o começo a dupla Cipriano e Estevam comandava os rebotes, fato que facilitou para o time candango desparar no placar. Contudo, Alex Garcia cometeu sua terceira falta, incluindo uma anti-desportiva em Tatu, e a vantagem, que chegou a 12 pontos, aos poucos ia diminuindo, ainda que a enterrada de Teichmann tenha acontecido com o cronômetro zerado.

No segundo quarto, logo de início, a Winner/Limeira deu uma mostra da reação que estaria por vir. Em pouco tempo, a equipe compesou a diferença de 6 pontos, e chegou até mesmo a a estar na frente no placar. Porém, Diego, que sempre faz boas apresentações em Limeira, assumiu a responsabilidade, e junto com Valtinho, comandou sua equipe no ataque. Substituto de Alex, Ratto também não decepcionou. Neste sentido, mesmo com as boas investidas de Tatu e Shamell, o Universo/BRB/Financeira Brasília foi para o intervalo, com a vantagem aumentada para 8 pontos.

Entretanto, embora ciente de que precisava reverter o panorama da partida, a Winner/Limeira ainda continuava encontrando muitas dificuldades durante a primeira metade do segundo tempo. Isso porque Alex voltou para o jogo e anotou 8 pontos, embora estivesse pendurado com 3 faltas. Por sua vez, o norte-americano Shamell já começava a dar esboços de reação, com 2 arremessos de 3 pontos, e infiltrações precisas. Ainda assim, Cipriano converteu dois pontos com o cronômetro estourando, e a Winner/Limeira ia para o quarto final perdendo por incomôdos 12 pontos.

No começo do último quarto, o que parecia fácil, se tornava ainda mais simples, pois Rossi saiu do banco e marcou duas bolas de 3 pontos. Mas, Fiorotto voltou para a quadra, e deu mais equilíbrio ao garrafão da Winner/Limeira, ao passo que o jogo deTatu também começava a fluir com maior intensidade. Após uma bela enterrada do pivô Estevam, e um pedido de tempo, os comandados do técnico Zanon se acertaram no jogo.

Parecia estar dando um lapso nos campeões continentais, e com o bom trabalho defensivo de Edu, Renato e Shamell começaram a ter mais confiança no ataque, e jogo finalmente teve o equilíbrio que era esperado. Em um final de tempo regulamentar emocionante, Valtinho cometeu falta ofensiva em Tatu, e quando a bola de 3 pontos convertida por Renato parecia ter decidido o duelo, eis que Valtinho acerta um arremesso de muito longe e empata a disputa. Com 16 segundos restantes, a Winner/Limeira quase se sagrou vitoriosa no instante em que Tatu quase fez uma bola do perímetro.

Como de costume para os torcedores limeirense, a Winner/Limeira novamente disputaria uma prorrogação. Com 5 faltas, Alex foi eliminado restando um minuto de jogo. Foi então que Shamell encerrou sua inesquecível noite, com vários lances livres, além de mais uma bola de 3 pontos.

Representando a Winner/Limeira os destaques foram o cestinha Shamell (36 pontos, 5 rebotes e 3 recuperações), Tatu(20 pontos, 5 assistências e 2 bloqueios) e Edu (9 pontos e 7 rebotes e 3 recuperações). Já pelo lado do Universo/BRB/Financeira Brasília, Estevam(12 pontos e 14 rebotes, duplo-duplo), Valtinho(16 pontos, 7 rebotes e 8 assistências) e Cipriano(9 pontos e 15 rebotes), se sobressaíram.

Dando prosseguimento à competição, a Winner/Limeira recebe o Amigão/Andorinha/Unimed/Assis, e o Universo/BRB/Financeira Brasília recebe o EC Pinheiros, ambos os jogos estão marcados para a próxima quarta-feira.

Lucas é torcedor da Winner/Limeira e o responsável pela análise dos jogos da sua equipe do coração para o Draft Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273