Brasil estreia com derrota na Copa América

Escrito por
Publicado em: 30/08/2013

O Brasil estreou com derrota para a forte seleção de Porto Rico, por 65 a 72, na estreia na Copa América de Basquete que está sendo disputada em Caracas, na Venezuela.

A tônica do jogo foi o equilíbrio, com ambas equipes errando muito. Apesar de ficar durante boa parte do jogo atrás no marcador, a seleção brasileira alternou bons momentos na partida, especialmente no terceiro quarto, que serviram para alentar o torcedor de que a seleção ainda pode melhorar. Entretanto, o quarto decisivo foi um show de erros, monstrando mais uma vez as fragilidades apresentadas pelo Brasil durante toda a preparação e deixando claro que a conquista de uma das vagas para o Mundial da Espanha no ano que vem será dramática.

Os principais destaques da seleção brasileira foram o armador Marcelinho Huertas (16 pontos e 5 assistências) e Guilherme Giovanonni (11 pontos e 9 rebotes). Já para Porto Rico quem fez a diferença mais uma vez foi o ala-pivô Renaldo Balkman, que com 24 pontos, 8 rebotes, 4 tocos e muita disposição dos dois lados da quadra,  foi o principal destaque da partida.

Os 16 pontos e 5 rebotes do armador Marcelinho Huertas não foram suficientes para assegurar a vitória da seleção. (Foto: Samuel Vélez/FIBA Americas)

O Brasil volta a quadra no domingo, 1, quando enfrenta a seleção do Canadá ao 12h30m (horário de Brasília).

O jogo

A partida começou com a seleção de Porto Rico tomando a frente do placar em cima de falhas defensivas do garrafão brasileiro. O Brasil buscou o placar principalmente com Marcelinho Huertas, sobrecarregado por conta do mau aproveitamento do perímetro da seleção (0-4 de 3 pontos no primeiro quarto). Na segunda metade do quarto o nível do jogo cai e termina com o placar de 15 a 12 para a seleção porto-riquenha.

O segundo quarto iniciou com a mesma tônica do primeiro, com Porto Rico buscando a frente do placar e administrando a partida. Neste quarto em especial o Brasil teve muitas dificuldades para jogar dentro do garrafão, com Hettsheimeir e Giovanonni sendo rejeitados várias vezes pelo garrafão porto-riquenho. O aproveitamento brasileiro de fora continuou mal (0-7 para 3 pontos), fazendo com que Porto Rico abrisse 10 pontos no placar. Entretanto, a entrada de Benite fez muito bem a seleção, que em quatro ataques bem executados encostou no placar. Entretanto, não o suficiente para passar a frente de Porto Rico que fechou o período vencendo por 31 a 29.

A seleção retornou do intervalo com uma postura diferente. Mais agressivo na defesa, o Brasil passou a frente do placar pela primeira vez após um arremesso certeiro de Vitor Benite e começou a administrar o marcador. Aos poucos, a equipe de Rúben Magnano começou a ampliar a vantagem no marcador, chegando a abrir 7 pontos de frente. Porto Rico se manteve no marcador principalmente explorando as muitas faltas cometidas pelo Brasil no quarto e convertendo os lances-livres com um excelente aproveitamento. No fim do quarto a equipe do Caribe encostou novamente no placar com dois bons ataques executados por Holland e Balkman, fechando em desvantagem de 51 a 48 no melhor quarto do Brasil no jogo.

Entretanto, se o terceiro período o Brasil dominou a partida, no quarto derradeiro a seleção começou muito mal. Sem conseguir pontuar nos primeiros minutos, viu Porto Rico passar à frente do marcador em um gancho certeiro de Daniel Santiago para não perder mais. As constantes falhas tanto no ataque quanto na defesa do estático Caio Torres e a dificuldade em converter as jogadas de ataque custaram caro a seleção, transformando Renaldo Balkman no grande destaque da partida ao anotar 24 pontos e 8 rebotes essencialmente em pontos dentro da área pintada. Benite até teve a chance de encostar novamente no marcador no último minuto, mas errou uma bandeja livre de marcação selando a primeira derrota brasileira na competição pelo placar de 72X65.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273