Brasil começa com vitória na segunda fase

Escrito por
Publicado em: 5/09/2011

Brasileiros e uruguaios fizeram o último jogo do primeiro dia da segunda fase do Pré-Olímpico. Acompanhando com afinco as duas seleções, confesso que a boa vitória do Brasil não me convenceu. O placar de 93-66 foi dilatado e tudo mais, entretanto, o Uruguai misto não pode fazer jogo durante dois quartos contra nosso time mais forte.

O jogo começou bem para o Brasil, entretanto, nosso garrafão defensivo teve alguns apagões e Esteban Batista logo chegou perto da casa dos 10 pontos com enterradas e jogadas de giro rápido. Depois, quando o ajuste foi feito, Sebastián Vázquez e Panchi Barrera engrossaram a coisa do perímetro e em certo momento o Brasil não se achava nem atrás, nem na frente. A qualidade individual dos nossos jogadores, os desfalques do Uruguai (Martín Osimani e Mauricio Aguiar) e até a mentalidade de jogo já jogado do técnico Gerardo Jauri foram fatores fundamentais para que no primeiro tempo o jogo não complicasse de vez. No final, uma falta anti-desportiva em Alex garantiu os oito pontos de frente ao final dos primeiros vinte minutos.

No segundo tempo, a defesa melhorou e uma parcial ruim do Uruguai fez com que García Morales e Batista sentassem rápido dando início ao maior garbage time do Pré-Olímpico, cerca de 15 minutos. Aí comparar os elencos vira piada e o massacre foi óbvio. Enquanto o Uruguai jogava com dois garotos sub-20, um reserva do Malvín e um armador de 1,74m, o Brasil estava em quadra com jogadores que jogam na Liga ACB. É por tudo isso que o resultado não empolga.

O empolgante foi Benite, outra vez. O ala-armador fez 21 pontos e chutou com qualidade do perímetro. Infiltrou bem e distribuiu jogo. Caio Torres também teve bons momentos e confesso que Marquinhos me pareceu mais uma vez um ala bastante sólido. Alex na defesa também é sempre um espetáculo a parte (terminou  o jogo com 10 pontos).

Do lado uruguaio, Sebastián Vázquez mostrou que se não é um belo jogador como Aguiar, pode pelo menos suprir a falta do jogador na posição 3 com uma função bem específica. Dar a vida em todas as bolas na defesa (sua especialidade) e servir como desafogo ofensivo (contra-ataques e bolas do perímetro após longas rotações). Terminou o jogo com 12 pontos e animou a imprensa do país vizinho. Sebastián Izaguirre com 11 pontos e Bruno Fitipaldo com 9 também mostraram valor. Fitipaldo por sinal mostra um nível interessante nesse torneio. Contra a Argentina já havia feito 11 pontos, lembrando que é um armador de 20 anos ainda sem experiência internacional.

Por fim, o Brasil enfrenta amanhã o Panamá e deverá ter vida ainda mais fácil. Confesso que a defesa do time brasileiro me empolga apenas em alguns momentos e o ataque não me parece exatamente o mais ordenado. Quanto aos uruguaios, desistiram antes da hora de um jogo que podiam ter engrossado com um pouco mais de foco. Jogam três finais a partir de amanhã e precisam de duas vitórias para chegarem na repescagem. Não acredito no feito.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273