Boston Celtics consegue encontrar o caminho sem Rondo

Escrito por
Publicado em: 13/02/2013

Quando a notícia que o armador Rajon Rondo ia perder a temporada por conta de uma lesão no joelho esquerdo chegou até os ouvidos dos fãs do Boston Celtics, a incerteza sobre os bons resultados da equipe na temporada 2012/2013 era inevitável, afinal, a franquia de Massachusetts vinha de seis derrotas seguidas, não conseguia manter uma sequência de vitórias sem vir, logo em seguida, uma chuva de derrotas . E perder um dos principais organizadores de jogadas da NBA na atualidade parecia que ia deixar a situação ainda mais complicada. Bem, não foi isso que aconteceu, pelo menos até agora.

Desde a lesão de Rajon Rondo, que atuou pela última vez contra o Atlanta Haws, no dia 25 de janeiro, foram oito partidas, com sete vitórias, de maneira consecutiva, dos comandados de Doc Rivers.

Os adversários não foram fáceis. O primeiro a ser batido foi o atual campeão da NBA e líder da Conferência Leste, o Miami Heat.  Outras equipes de primeiro nível que foram derrotas pelo C’s foram os times angelinos do Clippers e do Lakers e o Denver Nuggets, que antes do revés, em partida definida após três prorrogações, vinha de nove vitórias consecutivas. Além dessas equipes, Sacramento Kings, Orlando Magic e o perigoso Toronto Raptors, que faz campanha de recuperação desde a chega de Rudy Gay, completam a lista de vítimas do Boston pós-lesão de Rondo.

A única derrota até o momento sem o armador foi para o fraco time do Charlotte Bobcats, mas os comandados de Doc Rivers tinham recebido o Denver Nuggets no dia anterior, jogando três prorrogações antes de pegar o avião para enfrentar a franquia de Michael Jordan. Como tudo mundo sabe, esse Celtics não é um time de garotos.

Os bons resultados após a lesão de Rondo pode surpreender, ainda mais pela lista de adversários fortes que o time enfrentou, mas a melhora no estilo de jogo não chega a ser algo espantoso.

Como o próprio Danny Ainge declarou, o elenco é “diferente” sem o seu principal organizador de jogadas. Com Rondo, o Celtics é um time que monopoliza a posse de bola, com a “laranjinha” ficando, quase que o ataque inteiro, nas mãos do armador, que espera o melhor momento para achar um companheiro livre e/ou criar um espaço para uma jogada, coisa que Rajon faz bem. Sem ele, o time é mais coletivo, pois não há substituto do mesmo nível. Assim, a bola roda muito mais, todos tocam nela e se sentem mais presentes e importantes para o time, o que é fundamental no aspecto psicológico. Sem Rondo, quem tocava poucas vezes na bola passa a tocar mais e aumenta suas chances de sucesso na parte ofensiva, nem que seja dando uma assistência, homogeneizando mais a equipe.

Essa questão, ajudada, é claro, pela superioridade no placar nos últimos jogos, fez a imprensa norte-americana começar a debater se o Boston Celtics  é melhor sem Rajon Rondo, o que foi logo desmentido pelos jogadores. Paul Pierce, líder do time, declarou que os bons resultados estão vindo pela união em prol dos lesionados (Jared Sullinger  também está fora). Mas contras os números não dá para brigar.

Nesta temporada, nos primeiros 43 jogos do Boston Celtics, Rondo participou de 38. Nesses confrontos, a franquia de Massachusetts venceu 18 e perdeu 20, tendo médias de 95 pontos feitos e 96 sofridos e 23 assistências. Depois da lesão que tirou o camisa #09 de Boston da temporada, são sete vitórias e uma derrota, com médias de 103 feitos e 95 sofridos e 25.6 assistências por partida, sem contar os jogos sensacionais do veterano Paul Pierce, que tem dado mais assistências e vem “comendo a bola” na ausência de Rondo.

Podemos dizer que é até um pouco injusto olharmos números comparando 38 jogos contra oito e dizermos que o Celtics é melhor sem o principal assistente dos últimos anos, o que não foi dito neste post, só para constar.

A lição que podemos tirar não é de qual time é melhor, mas qual sistema de jogo melhor se encaixa no atual elenco. Se sem Rondo o time roda mais a “laranjinha” e ganha de adversários fortes, na sua volta, que acontecerá somente na próxima temporada, talvez monopolizar a bola nas mãos de um único jogador deva ser uma tática a ser repensada.

 Leandrinho também está fora

Além de Rajon Rondo e Jared Sullinger, o ala-armador brasileiro Leandrinho Barbosa machucou o joelho esquerdo na partida contra o Charlotte Bobcats e também está fora da temporada. Uma preocupação a mais para Doc Rviers, que perde um jogador que vinha ajudando defensivamente e, no ataque, fazendo suas infiltrações características, conseguia abrir mais o jogo.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273