Barcelona vence a ACB

Escrito por
Publicado em: 14/06/2011

Chegou ao fim a liga mais poderosa do mundo depois da NBA. Em uma série final de muito bom nível técnico, o gigante Barcelona se tornou campeão da competição ao bater por 3-0 o Bizkaia Bilbao de campanha surpreendente.

Após as duas partidas em solo catalão, os grenás haviam ficado muito perto do título por conta da favorável parcial de 2-0 que deixava o time a apenas uma vitória da taça. Dito e feito, afinal, hoje em Bilbao a equipe lutou e conquistou já na primeira partida o título de campeão da liga espanhola.

Nesse terceiro e decisivo jogo, o Barcelona encontrou mais uma vez o suporte para o seu jogo em um elenco de alto nível que contém peças incríveis. Além do coletivo, o clube catalão teve mais uma vez em Juan Carlos Navarro um ícone de qualidade e potência ofensiva. O jogador anotou nada mais que 16 pontos e foi o cestinha do jogo final. Alan Anderson com 10 pontos, Boniface Ndong com 9 e 6 rebotes e Erazem Lorbek com 7 e também 6 rebotes foram mais uma vez o elenco de apoio essencial para a vitória.

Do lado do Bilbao, Álex Mumbrú com 14 pontos e 6 rebotes foi o grande jogador da partida. Axel Hervelle também mereceu destaque com seus 8 pontos e 7 rebotes.

Creio que a análise geral da série não pode ser outra senão a de que o Barcelona foi um justo campeão. A esquadra foi muito superior aos outros times dos playoffs e não sofreu sequer uma derrota em toda o mata-mata. Ao bater o Unicaja (2-0), Caja Laboral (3-0) e agora o Bizkaia Bilbao (3-0) o time grená se consolidou como a mais forte equipe da ACB sem sombras de dúvida.

Como citado anteriormente, o apoio desse time está em um elenco muito forte. Navarro (MVP das finais) é um escolta pontuador do mais alto nível, Alan Anderson é um jogador que contribui muito no ataque e a dupla de internos Ndong e Lorbek não pode ser mais mortal.

Além deles, essa equipe conta com jogadores do porte de Roger Grimau, Ricky Rubio, Jaka Lakovic e Victor Sada para o perímetro. Enquanto Lakovic e Rubio não renderam todo seu basquete nos playoffs, Sada e Grimau tiveram médias perto dos 5 pontos por jogo. No jogo interno, Fran Vázquez e Kosta Perovic são reservas de luxo e contribuíram com quase 6 pontos por jogo, além de apanhar rebotes importantes (média perto dos 5 por duelo).

No fundo da rotação, Terence Morris (ex Maryland e Houston Rockets) e o ótimo Joe Ingles. Ingles é um versátil ala australiano de 2,03m que participou de inúmeras competições pelo continente sul-americano com aquela seleção B da Austrália. Líder daquele time, chegou ao Barcelona e foi importante nesses playoffs. É todo esse potencial de plantel que colocou o time campeão nesse patamar tão alto em sua liga doméstica.

Pelo Bizkaia Bilbao, Mumbrú, Axel Hervelle, Marko Banic e Aaron Jackson formaram um combo interessante, entretanto, na final o time precisaria achar outras qualidades para bater esse forte Barcelona. Em alguns momentos o panamenho Chris Warren conseguiu elevar seu jogo e chegou a criar problemas para o time campeão. Todavia, creio que nesses momentos não houve uma sintonia entre os versáteis Warren e Jackson, ou seja, a equipe acabou ganhando um contribuinte e perdendo um dos seus principais pontuadores. Talvez tenha sido essa falta de uma outra arma ofensiva para se juntar com o quarteto acima citado que tenha feito com que os bascos não tenham conseguido se achar no ataque em toda a série final.

Mesmo assim, a equipe merece os parabéns, afinal, nunca havia vencido sequer um jogo de playoff na ACB e chegou com muita dignidade nessa final. Bateu o Valencia nas quartas-de-final e depois surpreendeu o gigante Real Madrid. Mumbrú terminou o mata-mata com ótimas médias de 10.1 pontos por jogo. Hervelle com 8 pontos e quase 8 rebotes foi o outro pilar desse time em termos gerais. Na ofensiva, Jackson de série final mais apagada, anotou quase 9 pontos por jogo nos playoffs. Sua queda nessa final foi realmente fator fundamental para o fracasso do time. Por fim, Marko Banic mostrou mais uma vez que é um jogador de potencial ao converter 9.2 pontos por jogo.

Ao final da temporada espanhola fica mais uma vez a certeza de que a liga ACB trilha o caminho do sucesso com tantas equipes de qualidade. Teve esse ano um justo campeão que apresentou um ótimo basquete e também um surpreendente e digno vice-campeão que surpreendeu a todos os gigantes do basquete espanhol ao chegar nas finais. Também vale ressaltar o incrível show das duas torcidas. Parabéns para ambos os clubes e esperamos que a próxima temporada seja ainda melhor.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273