Avante Nordeste!

Escrito por
Publicado em: 28/02/2011

Num período de tempo exíguo para escrever sobre o basquete, poucas coisas têm me entusiasmado mais do que o potencial crescimento da modalidade na região Nordeste.

Há cerca de 2 anos, estivemos presente na assembléia que elegeu Carlos Nunes o novo presidente da CBB. Naquela ocasião, destacamos a nossa surpresa com a falta de discussões sobre basquete num momento tão importante. Além disso, apontamos a força política do basquete nordestino e que, infelizmente, está longe de ser reproduzida nas quadras.

É por isso que alegro-me, espero não ingenuamente, com o vídeo que me foi enviado pela Liga Nordeste de Basquete com trecho da assembleia realizada neste domingo no Rio de Janeiro, em que se discutia exatamente o apoio da CBB e das federações da região à IV Supercopa Nordeste, torneio que promete reunir dezenas de equipes da região.

Não há possibilidade, volto a afirmar, de o basquete brasileiro atingir todo o seu potencial sem que seja praticado em todo o país e sem a massificação da modalidade nas escolas.

Por isso, fico esperançoso ao ver os dirigentes do Nordeste debaterem a modalidade de forma conjunta, sendo também salutar que o projeto já nasça com uma oposição, no caso, da federação cearense.

Abaixo, o citado vídeo e a transcrição do realese que nos foi encaminhado pela Liga Nordeste de Basquete sobre o encontro:

http://www.youtube.com/watch?v=o69hksdOVQc

Em assembléia realizada ontem (27) no Everest Hotel Praia de Ipanema (Rio de Janeiro), os presidentes das Federações que representam os 9 (nove) estados do nordeste decidiram, em unanimidade, dar apoio à IV Supercopa Nordeste de Basquete, organizada pela Liga Nordeste de Basquete – LNB-. ”Viemos ao Rio de Janeiro a convite da própria Confederação Brasileira de Basquete – CBB -, afim de oficializar a parceria entre a Liga e as Federações da região”, declara Ives Costa, presidente da LNB. O próprio Costa tomou a palavra na reunião entre a LNB e as Federações declarando ser a favor ”da junção de atletas, clubes, gestores e representantes de cada estado para alavancar a modalidade. Não podemos continuar da forma que está. O basquetebol na região precisa de recursos e novas idéias e a Liga Nordeste irá contribuir com toda a sua estrutura e experiência para ajudar a explorar todo o potencial”.

Admilson Brasil Lustosa Filho, representante do Piauí destacou a importância do evento porém com algumas ressalvas junto com o representante da Paraíba, Ricardo de Oliveira Prado, e o de Sergipe, Damião Teles de Menezes Junior. Dentre as ressalvas os presidentes pontuaram a designação de coordenadores, indicados pelas próprias Federações, para organizar, em conjunto com a Liga Nordeste, as chaves em cada Estado. ”A gente se preocupa, e muito, com a idoneidade de cada equipe participante”, declara Admilson.

Roberto Fernandes, da Bahia, e Luiz Augusto ”Pezão” da Cunha Barreto Morais, de Pernambuco, foram os primeiros a se manifestar em favor da Supercopa Nordeste. ”Trabalhei nos primeiros dois eventos, e principalmente na final em Sergipe onde o jogo foi transmitido ao vivo pela TV”, frisou Roberto Fernandes.

Ausência – Manoel Cid Lourenço Costa Castro, representante do Maranhão não compareceu à reunião pois para a CBB ”o estado faz parte da região norte”. Segundo o estatuto da Liga Nordeste ”Maranhão é mais um participante do evento e vai disputar a Supercopa”.

Isolamento – Há mais de 20 anos à frente da Federação Cearense, o coronel Adelson Leite Julião foi o único presidente de Federação a se opor ao evento. ”Acato ordens vindas diretamente da CBB, trabalho o basquetebol, porém não a inclusão social”, finalizou o representante do Ceará. A Liga Nordeste de Basquetebol, tentou a aproximação e diálogo com o Coronel Julião, porém, devido à falta de interesse do próprio presidente no evento, a LNB ira designar, de forma independente, um Coordenador para a Chave do Ceará”.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273