Análise – Thunder X Spurs – Jogo 3

Escrito por
Publicado em: 1/06/2012
O Thunder se recuperou em grande estilo na série contra os Spurs

Foi dolorosa. Foi humilhante. Cedo ou tarde, o San Antonio ia encarar sua 1ª derrota nos playoffs. Mas da maneira como aconteceu, os  Spurs não podiam ter permitido uma derrota deste tipo.

Após 20 vitórias consecutivas, o San Antonio perdeu em grande estilo para o Oklahoma City Thunder pelo placar de 102X82 no jogo 3. Foi apenas a 3ª derrota dos Spurs nesta temporada por 20 ou mais pontos e a mais baixa pontuação nos playoffs.

O Thunder, que agora perde por 2X1 nas finais da conferência Oeste, dominou em quase todos as áreas no jogo 3, mas sua vantagem no garrafão provou ser a diferença. O Oklahoma City superou o San Antonio por 44X24 dentro do garrafão. Quase metade dos arremessos do Thunder foram de dentro do garrafão e converteram 52,4 % dessas tentativas.

Números no garrafão – Jogo 3
Thunder
Spurs
Pontos
44
24
Aproveitamento nos arremessos
22-42
12-28
% nos arremessos
47,7 %
36,8 %

De curta distância, o Thunder não só se destacou ofensivamente, mas também bloqueou o adversário. Eles marcaram 38 pontos (aproveitamento de 19-33) desta distância, limitando os Spurs a menor marca nos playoffs com 22 pontos e um aproveitamento de 11-20 nos arremessos (veja no infográfico abaixo os aproveitamentos por zona dos Spurs no jogo 3).

Aproveitamento dos Spurs por zona contra o Thunder no jogo 3

Aproveitamento dos Spurs por zona contra o Thunder no jogo 3

A marcação sob pressão também foi fundamental para o Thunder. Eles registraram 14 roubadas, incluindo 6 de Thabo Sefolosha e o San Antonio terminou a partida com 21 erros. Essa é a maior marca de erros por parte dos Spurs em uma partida nos playoffs desde 2007, quando cometeram 23 erros em uma vitória contra os Jazz.

Thabo Sefolosha foi implacável na marcação de Tony Parker e dos outros jogadores dos Spurs no jogo 3

Thabo Sefolosha foi implacável na marcação de Tony Parker e dos outros jogadores dos Spurs no jogo 3

Esses erros permitiram ao Oklahoma City jogar nos contra-ataques. O cabeça de chave nº 2 no Oeste superou os Spurs por 23X9 nos contra-ataques, convertendo 10 das suas 14 tentativas de arremessos de quadra. O San Antonio conseguiu apenas 2 cestas desta maneira.

No lado defensivo, o Thunder foi capaz de evitar uma das principais armas dos Spurs: as jogadas de pick & roll. O San Antonio anotou 30 pontos vindos de jogadas de pick & roll em cada uma das 2 primeiras partidas da série, mas a equipe foi limitada a somente 12 pontos em jogadas desta forma no jogo 3.

Tim Duncan finalizou a partida com 11 pontos e um aproveitamento de 5-15 nos arremessos. Ele estabeleceu uma marca histórica ao ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar pela maior marca de tocos na história dos playoffs (478), mas isto tem uma ressalva: os bloqueios não eram uma estatística oficial até 1973/1974, a 5ª temporada de Abdul-Jabbar na NBA.

Apesar da fraca atuação no jogo 3, Tim Duncan ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar pela maior marca de tocos na história dos playoffs

Apesar da fraca atuação no jogo 3, Tim Duncan ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar pela maior marca de tocos na história dos playoffs

O Thunder foi capaz de triunfar, apesar do armador Russell Westbrook ter marcado apenas 10 pontos. Westbrook ainda contribuiu com 9 assistências e 4 roubadas de bola, porém, o Oklahoma City superou os Spurs por 29 pontos quando ele esteve em quadra. Westbrook registrou média de 22,0 pontos nas derrotas nos jogos 1 e 2.

Enquanto Kevin Durant alcançou 22 pontos, foi uma dupla de jogadores improváveis ​​que forneceu a ajuda extra para o Oklahoma City. Sefolosha e Serge Ibaka marcaram juntos 33 pontos no jogo 3, sendo que eles tinham anotado apenas 22 pontos no total, nos 2 primeiros jogos da série.

Se o Thunder continuar a controlar o garrafão e o jogo nos contra-ataques, eles podem fazer com o que os Spurs precisem se ajustar para ter êxito na série. A estratégia no jogo 3 provou que o Thunder está vivo – e muito – nesta série. Gregg Popovich e o elenco dos Spurs que se cuidem.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273