Análise – Heat X Celtics – Jogo 2

Escrito por
Publicado em: 31/05/2012
Rajon Rondo carregou os Celtics em suas costas no jogo 2 contra o Heat

Mesmo com uma performance de gigante, Rajon Rondo saiu como perdedor. Mesmo ele tendo estabelecido a 7ª maior pontuação em uma partida nos playoffs por um jogador na história dos Celtics, o Boston saiu com a derrota. O Miami Heat superou uma performance a la Hércules de Rondo para derrotar o Boston Celtics na prorrogação e assumir uma vantagem de 2X0 nas finais da conferência Leste.

Rondo jogou todos os 53 minutos, marcando sua maior pontuação na carreira com 44 pontos, enquanto pegou 8 rebotes e distribuiu 10 assistências. Ele se tornou o 1º jogador na história da NBA a alcançar estes números em cada uma dessas categorias em uma partida nos playoffs. Cinco outros jogadores já registraram partidas com 40/10/8: Tracy McGrady, Charles Barkley, Clyde Drexler, Jerry West e Oscar Robertson (2 vezes). Ele também foi o 1º jogador dos Celtics a registrar, pelo menos, 40 pontos e 10 assistências em uma partida nos playoffs.

Rondo nunca tinha disputado todos os minutos de uma partida da NBA em sua carreira. Ele é o 1º jogador a estabelecer isto nos playoffs deste ano. Dwight Howard jogou todos os minutos em uma partida nos playoffs por 2 vezes no ano passado.

Antes do jogo 2, Rondo nunca tinha convertido mais do que 6 arremessos de média/longa distância em uma partida. Na partida contra o Heat, ele realmente foi melhor na longa distância do que perto da cesta. Rondo registrou um aproveitamento de 10-12 nos arremessos de média/longa distância, mas um aproveitamento de apenas 4-9 de curta distância. O restante dos jogadores dos Celtics tiveram dificuldades nas tentativas de longa distância, acertando apenas 14 dos 36 arremessos.

Até o intervalo, Rondo já tinha superado a dupla LeBron James e Dwyane Wade. Rondo somou 22 pontos, 4 rebotes e 7 assistências nos primeiros 24 minutos, James e Wade tinham somado juntos 15 pontos, 4 rebotes e 2 assistências naquele momento.

LeBron James terminou a partida com 34 pontos, 10 rebotes e 24 lances livres arremessados

LeBron James terminou a partida com 34 pontos, 10 rebotes e 24 lances livres arremessados

Os Celtics chegaram a liderar por 15 pontos no final do 2º período. Mas o 3º período tem sido fundamental para o Heat nos playoffs. O Miami superou o Boston por 35X22 no 3º período do jogo 2. Nas 10 vitórias nos playoffs, o Heat superou seus adversários por 87 pontos no 3º período. Já nas 3 derrotas, eles foram superados por 37 pontos.

Após converter 85 % dos arremessos de curta distância no jogo 1, o Heat encontrou dificuldades desta distância no início do jogo 2, acertando apenas 5 das 13 tentativas no 1º tempo. Após o intervalo, eles se superaram, convertendo um aproveitamento de 7-10 nos arremessos no 2º tempo e 4-5 na prorrogação.

James estabeleceu outra partida com 30 pontos e 10 rebotes. Foi sua 6ª partida partida desta maneira nos playoffs desde que se juntou ao Heat, ultrapassando Wade pelo recorde da franquia. Desde que ele registrou sua 1ª partida desta forma nos playoffs de 2006, James tem mais jogos com 30/10 nos playoffs do que qualquer outro jogador.

Maior quantidade de partidas com 30 pontos/10 rebotes desde 2006 – Playoffs
Jogador
Nº de partidas
LeBron James
20
Dirk Nowitzki
13
Tim Duncan
9
Dwight Howard
7
Carlos Boozer
6
Dwyane Wade
5

Wade terminou a partida com 23 pontos, depois de anotar somente 2 pontos no 1º tempo. Ele é o 1º jogador a marcar, pelo menos, 20 pontos em 12 jogos seguidos nos playoffs contra os Celtics desde que Jerry West registrou 18 jogos consecutivos de 1966 a 1969.

Dwyane Wade deslanchou no jogo 2 após um péssimo 1º tempo

Dwyane Wade deslanchou no jogo 2 após um péssimo 1º tempo

Com a série retornando para Boston, podemos esperar que este desempenho magnífico de Rondo cresça ainda mais por conta da tradição dos Celtics na NBA. E que o Heat esteja preparado para enfrentar este gigante elenco do Boston.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273