Análise Draft Brasil – March Madness – 2014

Escrito por
Publicado em: 18/03/2014

Polêmicas e discussões à parte, a chave do torneio da NCAA – o March Madness – de 2014 está definida. Composta por 4 regiões (Leste, Meio-Oeste, Oeste e Sul), elas estão recheadas de rivalidades e repletas de histórias curiosas. Vamos dar uma breve analisada em alguns dos fatos mais intrigantes que cercam o evento deste ano. Confiram a seguir o que blog do Draft Brasil preparou para vocês!

ncaa_cordas

Quem cortará as cordinhas no Final Four deste ano que acontecerá no começo de abril no Texas?

Começamos pelas 2 conferências que se destacaram nesta temporada. A Big 12 conseguiu o maior número de vagas na chave do torneio com 7 equipes, 1 a mais do que a ACC, a Atlantic 10, a Big Ten e a Pac-12. Já as 7 equipes da Big 12 igualaram sua maior quantidade em alguma temporada (eles também carimbaram 7 times em 2010).  É notável observar também que a Atlantic 10 tenha obtido o dobro de vagas que a SEC e o mesmo número que a ACC. As 6 equipes classificadas foram a maior quantidade pela Atlantic 10 na história da conferência, ultrapassando a marca anteriores de 5 times, registrada 3 vezes, mais recentemente em 2013.

Uma das (possíveis) favoritas ao campeonato é a equipe da Florida, que entra no torneio como o cabeça de chave #1 no geral. A única outra vez que eles ficaram nesta posição foi em 2007, quando conquistaram o título nacional. Os Gators venceram 26 partidas seguidas, a 3ª mais longa seqüência em atividade, atrás somente de Wichita State (34 triunfos) e de Stephen F. Austin (28 triunfos).

Fazia muito tempo, mas a equipe de Virginia assegurou um dos cabeças de chave #1 pela 4ª vez na história da universidade, mas a 1ª desde 1983. Os Cavaliers são o 1º cabeça de chave #1 da ACC, diferente de Duke ou North Carolina, desde que Maryland recebeu este posto em 2002.

Algumas das equipes tradicionais do March Madness não tiveram muita sorte e receberam um ranking abaixo do esperado. É o caso de Kentucky, cabeça de chave #8, que teve a classificação mais baixa por uma equipe comandada por John Calipari no torneio. Duke, outra força, é cabeça de chave #3, sua classificação mais baixa desde 2007, quando foram #6 e foram derrotados de forma surpreendente para VCU. Os Blue Devils nunca venceram o título nacional quando foram cabeças de chave #3 ou menor. O time treinado por ‘Coach K’ chegou ao Final Four apenas 1 vez em 9 tentativas como cabeça de chave #3 ou menor, em 1990 quando foram vice-campeões.

Na busca pelo título do torneio, dos 35 campeões desde 1979, 31 deles eram cabeças de chave #1, #2 ou #3. Os outros 4 vencedores foram 2 cabeças de chave #6, um cabeça de chave #4 e um #8. A universidade de Villanova era #8, o mais baixo cabeça de chave a ter conquistado o torneio em 1985. A última vez que um cabeça de chave abaixo de #3 venceu o torneio foi em 1997, com Arizona sendo #4.

Existem também os “frustrados”. Do ponto de vista estatístico, quem ficou de fora do chaveamento foi a universidade de SMU. Os Mustangs sofreram por terem conseguido apenas 4 vitórias contra times ranqueados entre os 100 primeiros e pelo calendário fraco contra equipes que não fazem parte de conferências. O lendário estado de Indiana também ficou sem nenhum representante na chave dos 68 times. É somente a 2ª vez nas últimas 40 temporadas que nenhuma universidade do estado não se classificou para o torneio da NCAA.

E como toda fase final de um campeonato, as curiosidades não podem ser deixadas de lado. Graças aos Wildcats, Panthers e aos Tigers, os “felinos” tem 11 equipes na chave. A família dos pássaros (os Blue Hens, Bluejays, Ducks, Cardinals e os inúmeros Hawks) possuem 9 times. Já os “caninos” totalizam 4, representados pelos Bulldogs, Great Danes, Huskies e Terriers. 3 estados classificaram todas as suas equipes da principal divisão no torneio: Kansas (3 times), Nebraska (2 times, sendo que Nebraska-Omaha ainda não faz parte da principal divisão) e New Mexico (2 times). Outro fato inusitado é que, pelo menos, 4 confrontos  da chave serão disputados entre equipes com o mesmo “apelido”. Mercer X Baylor se enfrentam na batalha dos ‘Bears’. American X North Carolina Central duelam no confronto direto dos ‘Eagles’. A partida entre Pittsburgh X Milwaukee representa Panthers contra Panthers. E Memphis X Texas Southern se encaram na batalha dos ‘Tigers’.

Se até o presidente Obama faz suas previsões da chave final do March Madness, não é você quem vai ficar de fora dessa, não é? Participe do nosso grupo do fantasy do torneio da NCAA no site da ESPN (clique aqui) , entre com a senha “ncaadb2014” e palpite os vencedores de cada partida até a finalíssima deste evento que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril em Arlington, Texas.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273