Análise – Celtics X Heat – Jogo 4

Escrito por
Publicado em: 4/06/2012
Rajon Rondo conduziu os Celtics à mais uma vitória sobre o Heat na série

Assim como na conferência Oeste, as finais da conferência Leste estão empatadas agora em 2X2 após o Boston Celtics vencer – mais – uma partida emocionante contra o Miami Heat, quase desperdiçando uma grande vantagem criada no 1º tempo antes de assegurar a vitória na prorrogação. Vamos analisar alguns números por trás da vitória do Boston no jogo 4.

Os Celtics venceram graças a força do armador Rajon Rondo. Nos 6 minutos que Rondo ficou de fora, os Celtics acertaram apenas um aproveitamento de 2-9 nos arremessos de quadra e foram superados em 6 pontos pelo Heat. Nos 47 minutos em que jogou, os Celtics converteram 43 %, registrando uma média de quase 2 pontos/minuto e superaram o Heat por 8 pontos.

LeBron James converteu 10 arremessos de quadra de curta distância no jogo 4, igualando sua sua mais alta marca na temporada desta distância, estabelecida anteriormente no jogo 4 das semifinais da conferência Leste. No entanto, James parou de chutar arremessos desta distância no 2º tempo. Ele acertou somente um aproveitamento de 2-4 nos arremessos de curta distância no 2º tempo. James registrou um aproveitamento de 10-14 desta distância no jogo 4. Seus companheiros de time juntos alcançaram um aproveitamento de 8-16.

LeBron James terminou a partida com 29 pontos e 6 rebotes na derrota no jogo 4

LeBron James terminou a partida com 29 pontos e 6 rebotes na derrota no jogo 4

James foi eliminado por 6 faltas de uma partida nos playoffs pela 1ª vez em sua carreira. Foi apenas a 4ª vez em sua carreira que ele saiu com 6 faltas de alguma partida, a 1ª desde abril de 2008. Por outro lado, Pierce foi eliminado por 6 faltas pela 3ª vez nesta pós-temporada. Até o início dos playoffs, ele tinha saído com 6 faltas de uma partida nos playoffs somente 3 vezes em sua carreira.

Udonis Haslem perdeu um arremesso no estouro do cronômetro no tempo regulamentar e o placar ficou empatado em 89X89. Já seu companheiro de equipe, Dwyane Wade, desperdiçou um arremesso de 3 pontos no estouro do cronômetro na prorrogação e o Heat perdeu por 93X91. Wade registrou um aproveitamento de 4-11 nos arremessos de média/longa distância no jogo 4 – incluindo a tentativa ao final da partida – para igualar sua 2ª maior marca de arremessos destas distâncias em um jogo nesta temporada. Wade tem um aproveitamento de 30 % desta distância nos playoffs e 27 % nas finais da conferência Leste.

No arremesso decisivo da prorrogação, Dwyane Wade falhou mais uma vez

No arremesso decisivo da prorrogação, Dwyane Wade falhou mais uma vez

O Heat agora tem um aproveitamento de 0-7 em possíveis arremessos de empate ou para virar o placar nos últimos 24 segundos do 4º período ou prorrogação nesta pós-temporada. As outras 15 equipes nos playoffs registraram um aproveitamento de 4-26 (15,4 %) nos arremessos deste tipo nesta pós-temporada.

Aproveitamento do Heat nos arremessos p/ empatar ou virar o placar
c/ menos de 24 seg p/ o final do 4º período ou prorrogação – Últimas 2 pós-temporadas
Jogador
Ano
Dwyane Wade
0-4
LeBron James
0-3
Outros jogadores
0-3

Rondo terminou a partida com 15 assistências. Foi a 38ª vez que ele alcançou mais de 10 assistências em uma partida nos playoffs em sua carreira. Ele empatou com Bob Cousy pela maior quantidade de partidas deste tipo na história dos Celtics.

Maior nº de partidas c/ 10+ asssistências em uma única pós-temporada – Últimos 25 anos
Jogador
Ano
Partidas
Magic Johnson
1998
19
John Stockton
1992
14
Magic Johnson
1991
14
Rajon Rondo
2012
13
Steve Nash
2006
13

Com seus primeiros 3 pontos no jogo 4, James (27 anos e 156 dias) se tornou o jogador mais jovem na história dos playoffs da NBA a bater a marca de 3.000 pontos na carreira. A marca anterior era de Kobe Bryant, que alcançou 3.000 pontos com 28 anos e 249 dias.

O que Heat precisa fazer para impedir outra performance brilhante do cérebro da equipe do Boston, Rajon Rondo? Talvez a volta de Chris Bosh no jogo 5 responderá essa questão. Resta saber se vai ser uma boa ideia para a equipe do Miami ou se o tiro vai cair no pé do Heat.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273