A verdade sobre os pedidos de dispensa

Escrito por
Publicado em: 7/09/2013

Não queria escrever sobre um assunto que imagino ser desnecessário, uma vez que no mundo atual, em que a informação é tão simples e rápida de se obter, acreditava que uma questão como essa seria dispensável.

Porém, mesmo no trabalho e até entre amigos que não são tão próximos do basquetebol, a velha questão é levantada: “Perdemos porque os caras da NBA não vieram, certo?”.

Errado.

Quando você não fala a verdade, você está mentindo e a CBB, como sempre, busca culpabilizar outros ao invés de assumir publicamente sua incompetência.

Em 15 de abril, Nenê deu uma entrevista aos norte-americanos dizendo que as lesões sucessivas, em especial em seu pé, o fizeram pensar em aposentar do esporte. Disse que era tão difícil jogar, pelas dores posteriores, que realmente pensava no assunto (aposentadoria). Desde então vem se tratando para estar pronto, em novembro, para enfrentar uma maratona de, no mínimo, 82 jogos.

Leandrinho Barbosa não joga desde 11 de fevereiro. Rompeu o ligamento do joelho. Em 22 de agosto, ele estava retornando aos treinamentos. Ele não se apresentou à Seleção, mas se fosse, em que poderia ajudar tanto, uma vez que já são sete meses sem atuar?

Anderson Varejão, que não atua desde 18 de dezembro de 2012, operou o quadríceps e logo após, perdeu a temporada inteira da NBA por um embolia pulmonar.  Está fora de ritmo de jogo e em tratamento, como ajudaria em Caracas?

Lucas Nogueira, recém recrutado pelo Atlanta Hawks, fez uma boa temporada na Espanha. Porém, leitores, vamos pensar o seguinte. Em 2011, no Mundial Juvenil (Raulzinho esteve lá e Cristiano também), o pivô carioca foi mal no evento, o primeiro evento de porte que participou. Com pouca idade e rodagem, seria ele o nome para nos ajudar? Vale lembrar que Cristiano foi melhor do que ele naquele torneio, atuando bem, algo que Lucas não fez em momento algum. Ou seja, ele é um projeto pro futuro, uma promessa, como também é Cristiano.

Tiago Splitter fez 100 jogos na última temporada da NBA entre novembro e junho. Vale lembrar que ele atende a todas as convocações da Seleção há pelo menos uma década. Além dos cem jogos, ele atuou em Londres, podando suas férias, já que logo após Londres, foi para a pré temporada da NBA. Ou seja, o cara não teve férias. Após 100 jogos na NBA e mais toda preparação para Londres, sem nunca ter tirado férias da Seleção na vida, é justo criticá-lo por não ir para Caracas? Eu acho que não. Mas, alguns criticam mesmo não tendo razão.

Por fim, Vitor Faverani, após sete temporadas na Espanha, foi contratado pelo Boston Celtics e os treinamentos começaram em 10 de agosto, logo, preferiu ficar na América do Norte para se apresentar a equipe que paga seus salários.

Decisão esta que Oscar Schmitd, crítico das dispensas dos atletas brasileiros da NBA, também já fez, na temporada 1983, quando pediu dispensa pois seu clube na Itália solicitou seus serviços. Coincidência ou não, o torneio que ele deixou de ir foi o Pan de Caracas em 1983.

oscar

Embora critique veementemente os atletas que pediram dispensa da seleção, em 1983 Oscar Schmidt também já disse não a seleção para se apresentar ao seu clube na Itália.

Logo, a farsa das convocações não pegou. Mas foi uma boa tentativa, afinal, de tanto falar, talvez virasse uma verdade.

Enquanto alguns ainda choram a dispensa de alguns brasileiros na Copa América, abaixo os nomes que não irão representar seus países no Eurobasket, pelos mais diversos motivos (cansaço, lesões, contratos, entre outros):

Pau Gasol, Juan Carlos Navarro, Felipe Reyes e Serge Ibaka na Espanha. Rússia: Andrei Kirilenko, Timofey Mozgov, Sergey Bykov, Viktor Khryapa, Sasha Kaun. Sérvia: Milos Teodosic, Novica Velickovic, Dusko Savanovic, Vladimir Lucic, Milan Macvan, Zoran Erceg e Vladimir Micov. Itália: Danilo Gallinari, Andrea Bargnani, Stefano Mancinelli e Daniel Hackett. França: Joakim Noah, Kevin Serafin, Ali Traore, Mickael Pietrus, Ronny Turiaf e Rudy Gober. Montenegro: Nikola Pekovic, Vladimir Dragicevic ou Marko Todorovic. Alemanha: Dirk Nowitzki, Chris Kaman e Jan Jagla. Eslovênia: Erazem Lorbek e Beno Udrih Fora também: Zoran Planinic, Marco Tomas, Marko Popovic and Kresimir Loncar da Croácia, Sarunas Jasikevicius, Simas Jasaitis e Paulius Jankunas da Lituânia, Luol Deng, Ben Gordon, Joel Freeland e Pops Mensah-Bonsu da Grã-Bretanha, Zaza Pachulia e Tornike Shengelia da Geórgia, Davis Bertans e Andris Biedrins da Letônia e Kyrylo Fesenko, Serhiy Lishchuk e Oleksiy Pecherov da Ucrânia.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273