O que Bill Russell tem a ver com Luther King?

Escrito por
Publicado em: 28/08/2013

No dia 28 de junho de 1963, há exatos 50 anos, Martin Luther King Jr. proferiu seu famoso discurso no Lincoln Memorial diante de 200 mil pessoas, clamando por uma América mais justa, com igualdade de direitos entre negros e brancos, em um dos momentos mais importantes na luta por direitos civis dos negros americanos. E um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos esteve lá, Bill Russell.

Na temporada 1963/64, o Boston Celtics de Bill Russell fora hexa-campeão (no sentido literal mesmo, de seis títulos seguidos), a NBA aceitava jogadores negros em seus times desde 1950 (além de Russell, monstros como Wilt Chamberlain e Oscar Robertson jogavam na liga), mas ainda assim ser negro em determinados estados americanos significava ser cidadão de segunda classe. Em um jogo realizado entre o Celtics e um time de Kentucky, os jogadores negros do time de Boston foram proibidos de comer em um determinado restaurante. Bill Russell e outros 4 jogadores do time decidiram não participar da partida como forma de protesto, mesmo correndo o risco de sofrerem algum tipo de punição pela direção da franquia.

Naqueles anos turbulentos, Bill Russell já era um dos porta-vozes dos atletas durante os movimentos por direitos civis e mantinha contato com Luther King. O ex-jogador afirmou que foi convidado para ficar no mesmo palco que Luther King no dia do famoso discurso, mas resolveu não aceitar, pois a manifestação estava sendo planejada há quase um ano e, segundo ele próprio, não teve participação direta em sua organização. Modéstia pura. No entanto, ele marcou presença, sentado na primeira fileira.

Em 2011, para o USA Today, disse: “Quando eu ouvi o discurso, eu não tinha idéia que as palavras fossem durar por tanto tempo, nunca imaginei que seriam citadas 50 anos depois”.

No mesmo ano de 2011, Barack Obama concedeu a Bill Russell a maior honraria que um civil pode receber: a Medalha da Liberdade. Foi o primeiro jogador da NBA a receber tal prêmio.

president-barack-obama-awards-2010-medal-of-freedom-to-bill-russell-washington-1561

Bill Russell recebendo em 2011 a Medalha da Liberdade do presidente estadunidense Barack Obama.

É possível discutir se o sonho de Luther King de uma nação em que as pessoas seriam julgadas pelo seu caráter e não pela cor da pele se realizou (tudo leva a crer que não), mas hoje, um dia de celebração para os direitos civis, é importante lembrar que Martin Luther King Jr. foi um grande homem, um símbolo de uma época, e que literalmente deu a vida por uma causa. Mas também é importante lembrar que Luther King esteve rodeado por pessoas que compartilhavam de sua visão de mundo e lutaram ombro a ombro com ele por maior igualdade racial. Entre essas pessoas, estava Bill Russell, um mito tanto dentro quanto fora das quadras.

(Bill Russell quase arrancando a cabeça do marcador, muitos anos antes de Michael Jordan)

Para quem quiser saber mais, um bom artigo sobre aqueles anos:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130826_martin_luther_manifestacao_nb_cc_gm.shtml

E nem tudo são flores:

http://www.cartacapital.com.br/internacional/eua-longe-do-sonho-de-martin-luther-king-8419.html

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273