Sua história no basquetebol- De onde veio o gosto pelo jogo.
Resumidamente, comecei a jogar com 11 anos de idade (95). Assistir mesmo foi em 92 nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Dei sorte da vida, porque estava em Brasília e lá tinha cesta de basquetebol na superquadra que estava. Então via os jogos
e descia pra brincar. Aí vi as finais de 94 da NBA pela Band. Me lembro bem disso aí. 95 pra frente, já jogava e assistia e lia
tudo que possível. (Segunda-feira na Folha de SP vinha a classificação da NBA, comprava só pra ler isso aí ... olha o mundo
sem net como era ! rsrsssrs). Quando petiz (atual sub-13) já jogava com o cadete do colégio que tinha vários caras do time principal do colégio, que também eram do Minas/Ginástico/Mackenzie (caras eram cadetes, o que seria hoje sub-17).
Joguei no colégio que sempre teve certa tradição de basquetebol. Fiz vários testes nos time daqui, aprovado em vários mas fui federar mesmo em handball, onde fiz mineiro, etc. Fui pivô no mini basquete e virei armador num espaço de dois anos, porque não cresci mais. No começo, só queria pontuar .... depois fui entender mais um pouco do jogo e sempre gostei
muito da história do jogo e ia procurando tudo que podia para saber quem eram os caras .. na época aí, assistia tudo de basquetebol que passasse na tv à cabo que me ajudou demais a ver muita coisa (mundial, jogos olimpicos, nba, etc).
Depois disso, 2004 entrei na faculdade de educação física, 2005 assumi o que tinha de time na cidade/ufv ... aí montamos o time só da Universidade a partir daí até sair em julho de 2008. Treinei entre outros que estão no fórum e claro, me tornei amigo, Menta, J-Rich, Carlao, Catan ... Voltei alguma vezes para ajudar até mesmo ano passado. Em 2010 fui pra Betim treinar o adulto, sub-17 e sub-13, em 2011 fui auxiliar de todas categorias e em 2012 estava no adulto de novo e sub-15 quando resolvi sair do time.
Na parte fora da quadra, escrevo pros sites do Draft Brasil e Jumper Brasil quando posso. Já tive mil funções no DB nem sei quais aí de cor ... já tive blogs mas por várias questões pessoais, não consigo tocar pra frente o quanto queria tocar. Espero um dia poder.
Por ora, estou sem time e pensando se retorno para o basquetebol ou não em breve. Se retornar, meu sonho é mesmo tocar um projeto de base, sem esta de ter que vencer à qualquer custo como vi em vários clubes que enfrentei e particularmente não é meu modelo. Acho que como professor, tenho que juntar a educação para vida mesmo com o jogo em si. Atleta de alto nível é outra conversa e são 1:1.000.000 que estão neste nível de NBA e afins. A maioria gosta do jogo de basquetebol e acho que é interesse manter este gosto pela vida toda, por uma série de fatores.
No meu caso, fiz tanta amizades pelo jogo que é impossível listar. Desde quando joguei no colégio até quando treinei. E isso é um dos principais motivadores a continuar no basquetebol.
E uma coisa que queria distância é das federações no modelo atual. Dá até desanimo saber que perderei meu tempo com reuniões e bobagens de gente que não gosta do jogo ... ou se gosta, demonstra de uma forma muito duvidosa.
Outra questões é o basquetebol escolar que ainda espero ter mais experiências. Tive somente duas e muito breves e achei bem legais !! Diferente de trabalhar em times federados mas muito prazeroso. É uma outra vertente que tenho pensado bastante.
Se o pessoal for contando a história aí, seria legal pra nos conhecermos !